A importância de beber água no verão

0

Praia, sol, mar e piscina. O verão é uma estação deliciosa e cheia de diversão. Mas, mesmo durante as férias, não podemos deixar de cuidar da saúde. Por isso sempre enfatizamos a importância de beber água durante os dias quentes. Mas, você sabe exatamente por quê?

agua-1

A água é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, afinal, ela representa de 40% a 80% do peso total de todo ser humano. Por isso, é comum ouvir que devemos consumir cerca de 2 litros de água todos os dias, para repor a perda natural de líquidos através do suor, saliva, urina e fezes.

Durante o verão, por conta das altas temperaturas, perdemos maiores quantidades destes líquidos, pois suamos e salivamos ainda mais. Se praticarmos alguma atividade física então, essa desidratação é ainda maior. Por isso devemos estar sempre atentos, ingerir água regularmente e manter a hidratação contínua do nosso corpo nos dias mais quentes.

Segundo os nutricionistas, durante 24 horas perdemos cerca de 2 litros de água, pois nosso organismo não possui condições de armazenar líquidos. Por isso é fundamental consumir os 2 litros de água ou mais indicados pelos médicos, para repor nossa necessidade diária e manter nosso corpo bem hidratado.

Mas, não se engane, o consumo de sucos, refrigerantes e bebidas alcoólicas não devem entrar nesta conta, pois os açúcares e o álcool presentes nestas bebidas ajudam o organismo a consumir mais líquido e mais nutrientes.

Além de consumir bastante água, o verão também exige uma alimentação mais saudável. Ao comer frutas, legumes e vegetais, nosso organismo consegue adquirir 18% do consumo diário de líquidos, além de nutrientes, vitaminas e proteínas fundamentais para a saúde.

Então não se esqueça, sempre carregue uma garrafinha de água com você e procure beber alguns goles a cada 10 minutos. Se você tem dificuldades de lembrar de beber água, pode recorrer a alguns aplicativos para smartphone que te ajudam a cronometrar o tempo e até a quantidade de água que você já bebeu durante o dia, além de te enviar lembretes constantes para beber água de acordo com a sua programação. É uma mão na roda para os esquecidinhos.

 

Fonte: Simplifica.

Compartilhe!

Sobre o Autor

Deixe uma resposta