Aprenda a consumir carboidratos de forma saudável

0

Muitas dietas indicam a restrição do carboidrato na alimentação, mas a melhor forma de evitar o corte desse grupo alimentar é consultar o índice glicêmico de cada alimento – fator que verifica a capacidade que cada item tem de aumentar o nível de glicose no sangue (glicemia). Isso porque ao consumir carboidratos de alto índice glicêmico, há a elevação da quantidade de açúcar no sangue em um curto espaço de tempo, o que promove um pico de insulina no organismo e gera maior sensação de fome.

Foods high in carbohydrate on wooden background. Top view

E, ao consumir carboidratos de baixo índice glicêmico, o sangue recebe menos açúcar no mesmo espaço de tempo, reduzindo o apetite. “Os carboidratos de baixo índice glicêmico são menos calóricos, têm mais fibras e também garantem energia. Já os carboidratos de médio e alto índice glicêmico contribuem para o aumento de peso”, esclarece a nutricionista Camila Torreglosa. Avaliar esse índice contribui não só para o emagrecimento, como também para dietas de pessoas que sofrem com diabetes.

De acordo com a especialista, a lista dos alimentos de alto índice glicêmico (absorvidos rapidamente pelo organismo), ou seja, aqueles que devem ser evitados, inclui açúcar, arroz branco, batata inglesa, pão branco, biscoitos, doces, chocolate, massas, etc. Já na lista dos alimentos com baixo índice glicêmico (absorvidos lentamente pelo organismo) estão os cereais integrais como aveia, centeio, massas integrais, maçã, pera, ameixa, entre outros.

Para a especialista, a escolha por alimentos na sua forma integral e o abandono de alimentos refinados, como pães e arroz, é o ideal. “Quanto maior o número de fibras contidas em sua alimentação, menor será o índice glicêmico e você estará desfrutando de todos os benefícios de uma alimentação saudável”, aconselha.

 

Fonte: Pense Leve

Compartilhe!

Sobre o Autor

Deixe uma resposta