Benefícios das frutas típicas do inverno

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O frio pede alimentos mais calóricos, mas nem só de sopas, caldos, macarronadas e fondues vivemos nas estações mais frias do ano. As frutas típicas da estação são uma ótima opção para uma alimentação saudável, manter a forma e, muitas vezes, economizar na feira.
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Confira os benefícios das frutas típicas do inverno e mantenha seu ritmo de vida saudável.

  • Abacate - Rico em ferro, magnésio, vitamina C e fibras. Muitas pessoas acabam evitando essa fruta por causa do alto teor de gordura, porém, o abacate é rico em gorduras boas, que aumentam o colesterol bom e diminuem o ruim. Além disso, ele ajuda a dar mais brilho e elasticidade à pele e aos cabelos. O abacate é um ótimo alimento, mas deve ser consumido com moderação e em pequenas quantidades, por ser muito calórico;
  • Banana - Rica em potássio e magnésio, a banana é excelente para os músculos e o coração. A fruta também possui um alto valor calórico, que funciona como fonte saudável de energia. Porém, deve ser consumida com moderação. A banana também possui vitaminas C e B6, que são antioxidantes;
  • Caqui - Rico em ferro, cálcio, vitaminas A, B e C, essa fruta é ótima para a saúde da pele e dos olhos. Uma das preferidas da estação, o caqui é uma ótima opção de sobremesa saudável. É uma fruta antioxidante;
  • Carambola - Além de refrescante, a carambola possui propriedades diuréticas. Deve ser evitada por pessoas que possuam problemas renais. A fruta também é rica em vitaminas A, B e C;
  • Mexerica/Bergamota - Frutas ricas em vitaminas C e A, ajudam a prevenir e combater gripes e resfriados, típicos dessa época do ano. Porém, é preciso consumir em moderação, devido ao alto teor de açúcar presente nessas frutas. A vitamina C também é importante para melhorar os ossos, os dentes e a pele.
  • Goiaba - “Seja na variedade vermelha ou branca, a goiaba possui alta concentração de cálcio, fósforo e ferro, além de muita fibra”, explica Myrna. A fruta possui pouco açúcar e gordura, ajuda a cuidar da saúde dos dentes e dos ossos e é benéfica para o coração;
  • Maça - Rica em vitamina B e C, é uma fruta excelente para a saúde. A casca possui uma grande quantidade de fibras, o que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. A fruta também possui substâncias que ajudam a diminuir as chances de formação de coágulos sanguíneos;
  • Maracujá - O maracujá possui fama de ser uma fruta calmante, por conter flavonóides e alcalóides, que agem sobre o sistema nervoso central. Sendo assim, ele merece a fama que tem, pois ajuda a relaxar. Uma boa opção para acalmar os nervos é consumir a fruta em forma de chá ou suco. Com poucas calorias, a fruta pode ser 100% aproveitada em receitas. Também é rica em cálcio, fósforo, ferro e vitamina C;
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