Benefícios dos chás contra a gripe

0

Os chás são sempre bem-vindos nas estações frias, principalmente quando os sintomas de gripe invadem o corpo. Isso porque a bebida possui substâncias anti-inflamatórias, antitérmicas, expectorantes e que contribuem com o sistema imunológico. “O chá não cura a gripe, mas ameniza os seus sintomas”, afirma a nutricionista Adriana Miyuki.

Ela explica que o gengibre, o cravo e a canela, por exemplo, têm substâncias termogênicas, que fazem com que haja dilatação dos vasos, permitindo a melhora da circulação sanguínea e, com isso, alívio da congestão nasal e redução da dor de garganta. O alho e limão são anti-inflamatórios que reduzem dor no corpo e ajudam a expectorar. Já a hortelã alivia a inflamação respiratória, congestão nasal e a coriza. Chá verde e de laranja ajudam no sistema imunológico. Conheça abaixo os benefícios dos principais itens que devem compor o seu chá.

Alho | O alimento é expectorante e antitérmico. Prepare uma xícara de água fervente para um dente de alho descascado e picado. Deixe por 15 minutos e, após, esfriar, coe e coloque gengibre ralado ou suco de limão e mel para adoçar.

Eucalipto | Anticatarral, antisséptico pulmonar e febrífugo, o eucalipto é ideal para infusões.

Hortelã | Essa folhinha é expectorante e ajuda a aliviar a inflamação respiratória, congestão nasal e coriza. Faça uma infusão em água fervente e beba quente ou gelado.

Chá verde e laranja | São ideais para reforçar o sistema imunológico. Ferva a casca de laranja por 15 minutos, espere esfriar e coe. Para preparar o chá verde, basta fazer uma infusão em água fervente por cinco minutos.

Limão | A fruta é fonte de vitamina C e adstringente. Ferva a casca da fruta, coe, misture com o suco e use mel para adoçar.

Gengibre, cravo e canela | Possuem ação termogênica, fazem com que haja dilatação dos vasos, permitindo a melhora da circulação sanguínea e o alívio da congestão nasal. Rale e ferva por alguns minutos. Depois coe e acrescente suco de limão e mel.

Couve | É expectorante e antitérmico. Ferva as folhas e coe.

Própolis | Tem proteína, vitaminas e minerais que podem contribuir para melhorar os sintomas.

Fonte: Pense Leve

Compartilhe!

Sobre o Autor

Deixe uma resposta