Brinque mais com seus filhos!

0

Quantas vezes você trabalha com sai para brincar ao ar livre com o seu filho? Se você já começou a listar os muitos compromissos que impedem esse momento de lazer, depois de ler esse texto você com certeza vai mudar de ideia quanto a importância desse hábito. Isso porque estudos publicados no International Journal of Environmental Research and Public Health mostrou que as crianças que participam de atividades físicas, como escaladas e saltos, jogos em grupo e atividades de exploração sozinhas apresentam maior saúde física e social.

Segundo os pesquisadores, os ambientes de brincadeira onde as crianças “podem correr riscos” aumentam o tempo de jogo, as interações sociais, a criatividade e a forma com que eles vão enfrentar problemas e obstáculos no futuro. Em outras palavras: as atividades ao ar livre promovem saúde e um estilo de vida ativo e desafiador.

Para Moises Chencinski, pediatra de São Paulo (SP), playgrounds que oferecem elementos naturais como árvores e plantas, mudanças de altura e liberdade para que as crianças se envolvam em atividades de sua própria escolha têm impactos positivos na saúde, comportamento e desenvolvimento social.

“Esses espaços dão às crianças a chance de aprender sobre o risco e sobre seus próprios limites”, afirma. E para que os resultados possam ser alcançados, o excesso de supervisão por parte dos pais – que na maioria das vezes temem que os pequenos se machuquem – não deve existir.

“Monitorar as atividades das crianças pode ser uma abordagem mais apropriada do que a supervisão ativa, particularmente para crianças mais velhas. Considerar políticas, práticas e abordagens ambientais voltadas para o ar livre, onde haja equilíbrio entre segurança e os resultados positivos para a saúde das crianças é o mais recomendado”, orienta.

Compartilhe!

Sobre o Autor

O Fátima Saúde é uma das mais sólidas operadoras de gestão da saúde do sul do Brasil, com uma filosofia única no mercado de saúde da Serra Gaúcha. Atua desde 1988 na criação de soluções para a gestão integral da saúde, com plano de saúde e serviços modernos e inovadores.

Deixe uma resposta