Centro Integrado Fátima Saúde realizou 9 mil atendimentos em menos de um ano

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Desde setembro de 2016, os mais de 50.000 beneficiários do Fátima Saúde contam com os serviços do Centro Integrado Fátima Saúde (CI) em Caxias do Sul, em um espaço que oferece toda a facilidade, orientação e acompanhamento necessários para o cuidado integral da saúde.

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Passados dez meses da implementação deste modelo de gestão de saúde inovador na Serra Gaúcha, já foram contabilizados mais de nove mil atendimentos, em um forte desafio do Fátima Saúde no resgate do conceito da medicina da família que prima pela oferta de cuidados dirigidos às necessidades dos beneficiários, com orientação, durante todo o processo de assistência, privilegiando a promoção da saúde no lugar do tratamento de doenças.

Desde a efetivação desta proposta de gestão de saúde, nossas equipes médicas e de atendimento estão profundamente envolvidas e comprometidas com este modelo em que a pessoa é o foco e o centro do cuidado, através de um atendimento acolhedor e humanitário, pensado e estruturado para ser diferenciado”, explica o diretor geral Roberto Zottis.

Menos tempo de espera, mais tempo de consulta

O atendimento ao paciente no Centro Integrado Fátima Saúde é um serviço oferecido em diferentes fases, que se dividem fundamentalmente entre agendamento, recepção, acolhimento, consulta, orientação e acompanhamento.

No dia anterior à consulta, o beneficiário é contatado pela equipe com o intuito de ser lembrado a respeito do agendamento e ter sua presença confirmada. Ao chegar ao CI, o paciente é recepcionado e conduzido ao acolhimento, onde tem os sinais vitais verificados para fins de acompanhamento médico e manutenção do histórico de saúde. Em seguida, é encaminhado para a consulta. Nesse período o tempo médio mensurado de espera é praticamente inexistente em relação ao horário agendado. No mesmo período, cada atendimento dura, em média, 18 minutos, tempo ideal para que o médico realize uma adequada consulta.

Terminado o atendimento clínico, o paciente recebe da equipe de enfermagem os esclarecimentos necessários e os serviços de conveniência no agendamento de exames, procedimentos ou encaminhamento para especialistas, conforme solicitação médica. Mesmo após o check-out, o usuário do Fátima Saúde segue ativamente monitorado pela equipe – através do sistema Fátima LIFE – que oferece acompanhamento aos portadores de doenças crônicas não-transmissíveis, tais como hipertensão e diabetes.

O representante comercial Élbio Mazzochi, se diz impressionado com a qualidade e agilidade do atendimento embasado no conceito de promoção de saúde individualizado. “A triagem que é feita no CI mudou meu conceito a respeito de planos de saúde. Eles realmente dão atenção ao beneficiário. Me sinto acolhido pelas equipes, sou atendido no horário marcado e a consulta com o médico dura o tempo que for necessário, sem pressa.

A agilidade e eficiência da equipe de atendimento do Centro Integrado Fátima Saúde também é uma referência positiva para a beneficiária Adriana Silva da Silva, “No CI, eu consegui marcar consulta para o mesmo dia e saí de lá com os exames solicitados pelo médico já marcados. Realizei uma tomografia e voltei para mostrar ao médico no dia seguinte. E ainda ganhei um bônus! Por não faltar à consulta agendada, não paguei a diferença da consulta. Estou realmente encantada com o atendimento e com a gestão”.

No Centro Integrado, são disponibilizados aos beneficiários do Fátima Saúde atendimentos em medicina de família, clínica médica com ênfase em endocrinologia, além de atendimentos eletivos em clínica médica. As especialidades de ginecologia e pediatria são oferecidas em consultas previamente agendadas e realizadas no Espaço da Mulher e da Criança. Ao todo, 22 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros e apoio, alinhados ao conceito de gestão proposto, fazem parte da Equipe de Atendimento e Inteligência do espaço. Novas especialidades estarão sendo viabilizadas nos próximos dias, tais como cardiologia, psiquiatria e dermatologia, esta já terá início segunda-feira, dia 31 de julho.

SERVIÇO

Centro Integrado Fátima Saúde
Endereço: Av. Júlio de Castilhos, 2307– 5º andar (Centro Clínico Del Mese)
Telefone: (54) 2991-7690
E-mail: centro.integrado@fatimasaude.com.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 19h.

 

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