O sono deve, essencialmente, ser um momento de relaxamento do corpo e de prazer. Entretanto, o que é uma das horas mais adoradas para alguns, pode se tornar um problema para outros. Muitas pessoas sentem dificuldades para dormir, e as causas são inúmeras: ansiedade, estresse ou até problemas neurológicos.
Além de deixar as pessoas mais cansadas no dia seguinte, a falta de uma boa noite de sono pode prejudicar a saúde. De acordo com um estudo feito pela American Academy of Sleep Medicine, dormir bem é um dos fatores que contribui para a longevidade. Foram analisadas 2800 pessoas, e 65% delas afirmaram que a qualidade de sono recorrente em suas vidas é boa ou muito boa. Portanto, não nos resta dúvidas: não conseguir dormir não deve ser um hábito naturalizado, e você pode mudar já esse quadro.
Para tornar suas noites de sono boas e saudáveis, separamos algumas dicas:
- Evite o uso excessivo de celulares e computadores: navegar na internet ou assistir algum filme, por exemplo, podem aumentar o grau de excitação do indivíduo, impedindo que a mente relaxe e possa descansar. Além disso, a luz emitida por estes aparelhos também despertam a mente. Portanto, nada de eletrônicos antes de dormir.
- Beba algo relaxante: o chá de camomila é um calmante natural, e com certeza te ajudará a dormir melhor. O leite morno também pode ser uma boa opção. Para potencializar os efeitos dessas bebidas, aconselha-se adicionar mel.
- Cuidado com os exercícios: se a temperatura do nosso corpo estiver alta – como quando praticamos exercícios -, o nosso sono será prejudicado. A tendência é que um indivíduo fique mais sonolento à medida em que a temperatura do seu corpo cai. Por isso, evite praticar exercícios noturnos. Caso pratique alguma atividade, procure deitar-se três horas depois.
- Amenize a ansiedade: caso ela atormente sua noite, procure esvaziar a mente e respirar lenta e profundamente. Caso persista, invista em atividades que reduzem este quadro, como ioga. Procurar um psicólogo também pode ser uma boa opção.
- Atenção às luzes: A melatonina é um dos hormônios ligados ao sono, e só é melhor produzido quando estamos no escuro. Por isso, evite que o quarto tenha alguma luz muito forte, como um abajur aceso. Nessa questão também voltamos ao uso de eletrônicos, cujas luzes emitidas podem inibir a produção deste hormônio. Também evite cortinas pesadas demais, pois a iluminação natural do amanhecer nos ajuda a acordar melhor.
Após estas dicas, não pense duas vezes antes de adaptar sua rotina para que a qualidade do seu sono melhore. Lembre-se de que, além de lhe deixar mais disposto no dia seguinte, as boas noites de sono trazem benefícios à saúde a curto e longo prazo.
Fátima Saúde
O Fátima Saúde é uma das mais sólidas operadoras de gestão da saúde do sul do Brasil, com uma filosofia única no mercado de saúde da Serra Gaúcha. Atua desde 1988 na criação de soluções para a gestão integral da saúde, com plano de saúde, medicina do trabalho e uma gama de serviços modernos e inovadores, sempre com as pessoas no centro do cuidado.
Artigos Relacionados
3 de setembro de 2019
Fátima Saúde fecha parceria com equipe de corrida para incentivar a prática esportiva
O Fátima Saúde fechou parceria com a academia Life Company de Caxias do Sul com o intuito…
15 de julho de 2018
Brinque mais com seus filhos!
Quantas vezes você trabalha com sai para brincar ao ar livre com o seu filho? Se você já…
8 de julho de 2018
Exercícios físicos ajudam a combater dores crônicas
O repouso é um dos métodos usados para o alívio de incômodos e doenças, porém, a prática…