Dez dicas para ter uma noite tranquila

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Estresse, angústia e ansiedade misturados à má alimentação noturna são alguns dos fatores que podem causar uma má noite de sono, problema afeta a saúde e influencia na disposição ao longo do dia.

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Listamos abaixo dez dicas para ter uma noite de sono, que incluem hábitos nutricionais adequados para esse período, citadas por Mariana Vitte Nardi, naturóloga do W Spa, do Rio de Janeiro (RJ). Confira!

  1. Não exagere na alimentação | Depois que a noite cai, opte por alimentos leves e de fácil digestão.
  1. Evite o excesso de líquidos | Diminuir a ingestão de líquidos, é aconselhável para que seu sono não seja interrompido durante a noite.
  1. Diminua a luz do quarto | A iluminação deve ser a mais escura possível, já que a exposição à luz, por mais fraca que seja, durante a noite, prejudica o seu sono.
  1. Organize sua agenda | Anote em um caderno todos os compromissos do dia seguinte, assim você não ficará preocupada em esquecer alguma atividade.
  1. Desligue os eletrônicos | Se desconecte dos aparelhos pelo menos 1 hora antes de dormir.
  1. Relaxe  Tome um banho relaxante e morno e hidrate a pele com um creme de erva doce. Aproveite esse momento e faça uma automassagem com movimentos circulares nas têmporas e na nuca, seu sono será muito mais profundo.
  1. Aposte na lavanda | Pingue quatro gotas de óleo essencial de lavanda na fronha do travesseiro, esse aroma relaxa o corpo e a mente.
  1. Faça um exercício de respiração | Ao deitar na cama, feche os olhos e volte sua atenção para a respiração, enquanto inspira observe os pontos de tensão no corpo e ao expirar relaxe, faça isso com o corpo todo, até se sentir totalmente relaxada.
  1. Beba chá | Chá calmantes também são uma ótima alternativa para se tomar algumas horas antes de deitar, como os de hortelã, camomila, capim limão ou erva doce.
  1. Pratique atividade física regularmente | O exercício libera endorfinas que auxiliam a melhorar a qualidade do sono.
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