Dicas para turbinar a memória

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A memória é a identidade que uma pessoa carrega sobre si e sobre sua percepção de vida. De acordo com a médica Mariela Silveira, com o aumento da expectativa de vida da população, a memória passou a ser muito estudada. Os famosos “brancos” podem ter muitas causas, como cansaço, ansiedade, privação do sono, má nutrição e sedentarismo, além do uso de ferramentas de apoio, como computadores, celulares e calculadoras.

 

“É importante ressaltar que nossa memória, assim como nosso tônus muscular, apresenta um decréscimo natural com o envelhecimento. Porém, se estimulada, pode se manter por mais tempo com uma boa qualidade de funcionamento”, explica Jacqueline Trindade, neuropsicóloga.

Conheça oito hábitos saudáveis que fazem a diferença quando o assunto é a saúde da mente.

  1. Crie estratégias de memória e armazenamento. Associe imagens em torno do conteúdo que você quer armazenar, por exemplo;
  2. Priorize a qualidade de vida, adotando exercícios físicos regulares, técnicas de relaxamento, sono com qualidade e uma dieta balanceada, rica em alimentos que contenham vitaminas do complexo B e vitamina D;
  3. Planeje e execute novos projetos de vida. Faça mudanças em suas rotinas automáticas;
  4. Evite o uso de medicações sem recomendação médica e de bebida alcoólica com regularidade. E jamais faça uso do cigarro;
  5. Gerencie suas emoções. Trabalhe a confiança e a motivação;
  6. A leitura é uma das melhores maneiras de estimular a memória. Também faça resumos do que você lê e palavras cruzadas;
  7. Ao mesmo tempo em que a mente precisa de estímulo, precisa de relaxamento e contato com a introspecção. A meditação tem se mostrado um instrumento muito importante para a melhora da concentração, memorização e sensação de bem-estar;
  8. Reserve e proteja sua agenda para fazer atividades em família, de autocuidado e de lazer. Distribua o tempo de maneira equilibrada entre trabalho e vida pessoal.
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