Fátima Saúde celebra três décadas de atenção à saúde

0

Ao completar 30 anos de atuação na área da saúde privada, o Fátima Saúde celebra a marca de mais de 50 mil vidas atendidas e o reconhecimento de estar entre as operadoras de saúde mais sólidas do Sul do Brasil. Foi fundado no final da década de 1980 com incentivo de  lideranças empresariais associadas à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul que buscavam um modelo de saúde identificado com o perfil e com as necessidades de suas corporações e uma alternativa ao monopólio da Unimed na região.

 

Pensado para ser o primeiro plano de saúde voltado especialmente aos colaboradores das empresas caxienses, o Fátima Saúde em pouco tempo conquistou o mercado de Caxias do Sul e expandiu para municípios vizinhos. Com uma rede de serviços que valoriza a competência técnica e o atendimento humanizado, atualmente a operadora possui em sua carteira ativa mais de 2.500 empresas clientes, distribuídas entre as operações em Caxias do Sul, onde está situada a matriz, e municípios como Flores da Cunha, Farroupilha e São Marcos.

Atuando no desenvolvimento de soluções para a gestão integral da saúde, a operadora possui, desde sua criação, o compromisso de oferecer um sistema de excelência, com um atendimento mais humano e voltado para a melhoria da qualidade de vida, oferecendo aos seus beneficiários planos e serviços que aliam tradição e inovação. Por isso, desde 2008, o Fátima Saúde disponibiliza aos seus associados o Fátima Life, um conceito de vanguarda em gestão compartilhada da saúde que integra e interliga diversas soluções em um só ambiente, embasado na definição de promoção de saúde individualizada.

Embasado no LIFE, em 2012 surgiu o MarcoSaúde, um plano de saúde desenvolvido especialmente para os colaboradores da Marcopolo. O formato de gestão compartilhada entre as duas empresas oferece à população da Marcopolo uma clínica exclusiva, o Centro de Atendimento MarcoSaúde, que funciona em três andares do Centro Clínico Del Mese. O espaço dispõe aos beneficiários uma estrutura completa de serviços médicos, com uma equipe de saúde multidisciplinar. Além disso, também é oferecido aos beneficiários o atendimento nas próprias instalações da empresa em Caxias do Sul. O projeto, pioneiro na Serra Gaúcha, iniciou atendendo uma parcela da população da Marcopolo e, desde 2015, presta atendimento à totalidade dos colaboradores da empresa. Atualmente, aproximadamente 18 mil pessoas, entre funcionários e familiares, são atendidos pelos serviços do MarcoSaúde.

Os beneficiários do Fátima Saúde ainda contam, desde setembro de 2016,  com os serviços do Centro Integrado (CI), um espaço dentro do Centro Clínico Del Mese, em Caxias do Sul, que oferece toda a facilidade, orientação e acompanhamento necessários para o cuidado integral da saúde. Neste período, já foram contabilizados mais de 15 mil atendimentos, em um grande esforço do Fátima Saúde para resgatar o conceito da medicina da família, com uma equipe multidisciplinar que prima pela oferta de cuidados dirigidos às necessidades dos beneficiários e privilegia a promoção da saúde no lugar do tratamento de doenças.

Para os próximos anos, muitos desafios e novos paradigmas na área da saúde suplementar deverão ser encarados. Conforme especialistas do ramo indicam, o momento é propício para questionamentos acerca do que vem sendo feito para garantir a sustentabilidade dos planos de saúde no país. De acordo com o diretor geral, Roberto Zottis, a operadora já está pronta para esta mudança de cenário. “Podemos afirmar que o Fatima Saúde já está adequado para estes novos tempos, precisando apenas dar continuidade às políticas já implantadas para que se chegue um futuro próximo ainda mais sólido e sustentável”.

Zottis afirma que o grande diferencial da operadora é transpor as determinações legais para o setor, oferecendo aos seus beneficiários uma completa estrutura para a prevenção e assistência da saúde e focando em práticas de prevenção e educação. “Desde sua fundação, o Fátima Saúde tem em seu DNA a busca constante pela inovação. Hoje, um modelo de plano de saúde que trabalhe apenas com consultas, exames e internações, se tornará inviável em pouquíssimo tempo. O Fátima Saúde é um modelo que vai muito além de um plano; é um completo conjunto de soluções para a gestão total e integral da saúde”, diz.

Para celebrar os 30 anos da instituição e homenagear as pessoas e histórias que fizeram e fazem parte desta contrução, foi criada a campanha “A história que importa para nós é a sua”. Desenvolvido pela agência BAG Propaganda, de Caxias do Sul, o vídeo está sendo veiculado nos principais veículos de comunicação da Serra Gaúcha e propõe o redescobrimento de uma operadora que tem por princípio a busca de fazer sempre mais pela vida das pessoas.

 

 

Compartilhe!

Sobre o Autor

Deixe uma resposta