O comer para aliviar a TPM

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A Tensão Pré-Menstrual define mudanças físicas e psicológicas que ocorrem dias antes e durante a menstruação e afeta entre 80% e 90% das mulheres em idade reprodutiva. De acordo com a equipe de pesquisa da Universidade de Ciências Médicas de Isfahan (Irã), cerca de 35% delas apresentam sintomas tão severos que prejudicam sua rotina diária. Os sintomas mais comuns foram divididos pelos estudiosos em quatro subgrupos: depressão (choro, abatimento, falta de memória, raiva, insônia), ansiedade (tensão nervosa e irritabilidade), retenção de líquidos (dor no peito e extremidades inferiores, desconforto abdominal) e outros sintomas (frio, náuseas, aumento da frequência urinária, pele oleosa, dor muscular, acne, dor de cabeça e nas costas). A boa notícia é que uma boa alimentação, especialmente neste período, pode aliviar o problema.

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A recomendação é investir nos alimentos ricos em magnésio (figo, aveia, beterraba, alcachofra, quiabo, abacate e banana, entre outros alimentos ricos no nutriente). O salmão, azeite de oliva, nozes, castanha e linhaça podem melhorar a circulação e também reduzir o inchaço. Vegetais verdes escuros são ricos em cálcio, que ajuda a aliviar cólicas. Já o consumo de arroz integral, feijão, ervilha, aveia, trigo, soja pode amenizar a irritabilidade durante o período, enquanto a soja e seus derivados aumenta a disposição e reduz a fadiga. A vitamina B6, que costuma cair no organismo durante a TPM, nutriente que participa da produção de serotonina e, em consequência, melhora o humor, pode ser encontrada nas carnes, banana, atum, semente de gergelim, grãos integrais, batata, levedo de cerveja e lentilha.

Outra dica: Evite o consumo de café e seus derivados, reduza o sal da comida, evite doces em excesso e fuja do álcool.

 

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