Quantidade certa: você sabe consumir corretamente os alimentos?

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Muitos alimentos ganham fama por auxiliarem na perda de peso e por oferecerem inúmeros benefícios à saúde. Entretanto, se estes alimentos não forem consumidos corretamente, eles podem perder algumas de suas propriedades, causar emagrecimento exagerado (e não-saudável) ou ainda acarretar no ganho de peso.

 

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Veja uma lista de alimentos essenciais para a saúde, e saiba como prepará-los da maneira certa:

  • Café: o ideal é que a bebida seja consumida pura e, de preferência, sem adição de açúcar ou adoçante. Recomenda-se que o consumo não ultrapasse três ou quatro xícaras de 50ml, e que não o seja feito depois das 16h, devido ao seu caráter estimulante. Seu excesso pode causar nervosismo, aumento da frequência cardíaca e perda de líquidos no corpo.
  • Pimenta: a maioria das pimentas são benéficas para o coração e até atuam no tratamento contra o câncer. Nutricionistas afirmam que quanto maior for sua ardência, melhor à saúde. Entretanto, ela é contraindicada para pessoas com úlcera e gastrite, e quando consumida em excesso pode causar queimaduras.
  • Canela: apesar de prevenir contra o diabetes, o colesterol alto e ter ação termogênica, a canela, se consumida em excesso, pode causar intoxicação, alergias, aceleração dos batimentos cardíacos e úlcera. O consumo ideal diário deste tempero é de um a seis gramas.
  • Linhaça e chia: ambas ajudam no emagrecimento, pois dão sensação de saciedade. Também possuem nutrientes benéficos ao coração, à visão e ao cérebro. Porém, o consumo ideal diário para a linhaça é de uma colher de sopa, enquanto que para a chia é de duas colheres de sopa. O consumo em excesso de chia pode levar ao aumento de peso ou constipação intestinal. Já a linhaça pode causar desconforto gástrico e obstrução intestinal.
  • Chá verde: a bebida ajuda no emagrecimento por ter propriedades antioxidantes, que queimam calorias mais rápido. Contudo, o ideal é que se tome, no máximo, 600ml por dia. Ele contém grandes quantidades de cafeína, portanto não deve ser ingerido depois das 16h. Gestantes devem evitá-lo, uma vez que ele reduz o fluxo de sangue na placenta, prejudicando o desenvolvimento do feto. Pessoas que tomam remédios que agem no sistema nervoso também devem ficar longe do chá.
  • Quinoa: a quinoa também dá a sensação de saciedade. Sua quantidade de proteínas faz com que ela seja benéfica aos músculos. Porém, ela é muito calórica, e não deve ser ingerida em grandes quantidades.

É importante lembrar que uma dieta saudável não é feita apenas de alimentos que estimulam o emagrecimento, já que o corpo tem necessidades que precisam ser supridas. Lembre-se também que os excessos costumam fazer mal, então procure se informar sobre a quantidade ideal para consumo de um alimento antes de ingeri-lo.

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