Salada no pote: saúde e praticidade

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As saladas são indispensáveis no cardápio de qualquer pessoa que deseja manter a saúde sempre em dia. Nos últimos dias, um modo de preparo tem chamado a atenção pela internet: a salada no pote de vidro. A boa notícia sobre esta “tendência” é: há motivos para tanto alvoroço em torno dela.

A título de aparências, a salada no pote de vidro é, indubitavelmente, atraente. É uma espécie de maneira alternativa e inovadora para motivar as pessoas a comerem mais verduras. Aliás, esta técnica também pode ser muito útil para estimular a alimentação saudável em crianças, que geralmente são atraídas por “comidas bonitas”

E se você pensa que o pote de vidro é apenas uma questão de beleza, está enganado(a). O vidro é livre do bisfenol-A (BPA), ou seja, não apresenta nenhuma toxina prejudicial à saúde. Além disso, o vidro também impede que o molho da salada vaze e mantém as folhas mais frescas, o que permite que a salada possa ser armazenada na geladeira por até cinco dias. Afinal, quem não adora chegar em casa e encontrar algo gostoso e saudável para comer? A praticidade também tem sua vez nas receitas, já que a salada no pote pode ser levada para o trabalho ou escola.

 

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Montagem da salada:

Há muitos jeitos de se preparar esta salada, porém os conselhos de uma nutricionista são indispensáveis. Carol Morais, nutricionista funcional e autora do livro “Projeto Verão para a vida toda” dá uma “receita” de montagem do pote:

  1. Comece inserindo o molho
  2. Coloque verduras e legumes pesados, como feijão, pepino ou grão de bico
  3. Insira os legumes e verduras que não podem entrar em contato com o molho, como tomate, milho e ervilha
  4. Chegou a vez de colocar as folhas verdes, como rúcula, manjericão ou alface
  5. Agora você pode incrementar com ingredientes leves e picados, como cubinhos de frutas
  6. Por fim, acrescente os grãos pequenos e as sementes, como chia ou linhaça.

 

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Para melhor aproveitamento de sua salada, é possível seguir algumas dicas como:

  • Jamais usar recipientes de plástico (por conta das toxinas)
  • Preferir potes com a boca larga, para auxiliar na montagem da salada
  • Aproveitar a noite de domingo para preparar saladas para a semana toda
  • Variar os ingredientes para não enjoar
  • Preferir o tomate cereja ao tomate normal, que libera muita água ao ser cortado

 

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Use a criatividade!

Para lhe dar inspiração para sua primeira salada no pote, trouxemos uma receita:

Ingredientes

  • Alface
  • Rúcula
  • Feijão branco
  • Brócolis
  • Cenoura
  • Beterraba
  • Milho
  • Azeite
  • Vinagre
  • Sal

Modo de preparo: faça um molho com vinagre, azeite e sal e coloque na primeira camada. Depois coloque o feijão branco já cozido. Na sequência, os brócolis, a cenoura, a beterraba e o milho. Por fim, coloque as folhas de rúcula e alface.

Agora, é só aproveitar esta maravilha e inventar novas receitas!

 

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