Salada no pote: saúde e praticidade

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As saladas são indispensáveis no cardápio de qualquer pessoa que deseja manter a saúde sempre em dia. Nos últimos dias, um modo de preparo tem chamado a atenção pela internet: a salada no pote de vidro. A boa notícia sobre esta “tendência” é: há motivos para tanto alvoroço em torno dela.

A título de aparências, a salada no pote de vidro é, indubitavelmente, atraente. É uma espécie de maneira alternativa e inovadora para motivar as pessoas a comerem mais verduras. Aliás, esta técnica também pode ser muito útil para estimular a alimentação saudável em crianças, que geralmente são atraídas por “comidas bonitas”

E se você pensa que o pote de vidro é apenas uma questão de beleza, está enganado(a). O vidro é livre do bisfenol-A (BPA), ou seja, não apresenta nenhuma toxina prejudicial à saúde. Além disso, o vidro também impede que o molho da salada vaze e mantém as folhas mais frescas, o que permite que a salada possa ser armazenada na geladeira por até cinco dias. Afinal, quem não adora chegar em casa e encontrar algo gostoso e saudável para comer? A praticidade também tem sua vez nas receitas, já que a salada no pote pode ser levada para o trabalho ou escola.

 

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Montagem da salada:

Há muitos jeitos de se preparar esta salada, porém os conselhos de uma nutricionista são indispensáveis. Carol Morais, nutricionista funcional e autora do livro “Projeto Verão para a vida toda” dá uma “receita” de montagem do pote:

  1. Comece inserindo o molho
  2. Coloque verduras e legumes pesados, como feijão, pepino ou grão de bico
  3. Insira os legumes e verduras que não podem entrar em contato com o molho, como tomate, milho e ervilha
  4. Chegou a vez de colocar as folhas verdes, como rúcula, manjericão ou alface
  5. Agora você pode incrementar com ingredientes leves e picados, como cubinhos de frutas
  6. Por fim, acrescente os grãos pequenos e as sementes, como chia ou linhaça.

 

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Para melhor aproveitamento de sua salada, é possível seguir algumas dicas como:

  • Jamais usar recipientes de plástico (por conta das toxinas)
  • Preferir potes com a boca larga, para auxiliar na montagem da salada
  • Aproveitar a noite de domingo para preparar saladas para a semana toda
  • Variar os ingredientes para não enjoar
  • Preferir o tomate cereja ao tomate normal, que libera muita água ao ser cortado

 

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Use a criatividade!

Para lhe dar inspiração para sua primeira salada no pote, trouxemos uma receita:

Ingredientes

  • Alface
  • Rúcula
  • Feijão branco
  • Brócolis
  • Cenoura
  • Beterraba
  • Milho
  • Azeite
  • Vinagre
  • Sal

Modo de preparo: faça um molho com vinagre, azeite e sal e coloque na primeira camada. Depois coloque o feijão branco já cozido. Na sequência, os brócolis, a cenoura, a beterraba e o milho. Por fim, coloque as folhas de rúcula e alface.

Agora, é só aproveitar esta maravilha e inventar novas receitas!

 

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Sobre o Autor

O Fátima Saúde é uma das mais sólidas operadoras de gestão da saúde do sul do Brasil, com uma filosofia única no mercado de saúde da Serra Gaúcha. Atua desde 1988 na criação de soluções para a gestão integral da saúde, com plano de saúde e serviços modernos e inovadores.

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