Semana Mundial do Aleitamento Materno: informação e amor

0

Nesta semana, o mundo inteiro promoveu atividades decorrentes da Semana Mundial de Aleitamento Materno, a SMAM. Criada em 1948 pela Organização Mundial de Saúde, a SMAM é conhecida por realizar palestras e produzir mais materiais para conscientizar as mães de que a amamentação é uma das práticas fundamentais para que os bebês se cresçam e se desenvolvam de forma saudável. De acordo com a OMS, o recomendável que a criança desfrute do aleitamento materno por aproximadamente dois anos.

O leite materno é especialmente adequado para a criança, já que contém – na quantidade ideal – todas as substâncias necessárias para essa fase da vida, como água, proteína e gordura. A perfeita adequação deste alimento reflete também na digestão, cujo procedimento se torna mais fácil com a amamentação.

Além de todos os benefícios relacionados à nutrição do bebê, o aleitamento materno também é ideal para que a criança fique protegida contra bactérias, infecções, doenças e demais problemas, como icterícia. A saúde emocional do bebê também é beneficiada, uma vez que a amamentação não apenas faz com que a criança se sinta amada, mas também contribui para seu desenvolvimento psicomotor, mental, emocional e social.

Além de ser essencial para a vida do bebê, o aleitamento é uma fase que traz benefícios até para as mães, entre eles:

  • Redução do sangramento pós-parto;
  • Redução do risco de câncer mamário e ovariano, e de depressão pós-parto;
  • Preservação das reservas de ferro;
  • Rapidez na recuperação física após o parto;
  • Estímulo à relação afetiva entre a mãe e o bebê;
  • Recuperação mais rápida do peso normal;
  • Economia e praticidade.

 

 

Compartilhe!

Sobre o Autor

Deixe uma resposta