Dores, inchaço, retenção de líquido, dor de cabeça, ânsia de vômito. Sabe-se que a tensão pré-menstrual (TPM) tem mais de 150 sintomas e varia de mulher para mulher. Para amenizar o desconforto causado pelo ciclo menstrual, os nutricionistas indicam alimentos que ajudam a combater o problema. Confira!

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O QUE COMER

1-Aveia, frutas, cereais, pães e arroz integral, pois contêm fibras que aumentam a sensação de saciedade e modulam os níveis de estrogênio.

2-Folhas verdes, legumes, peixes, sementes, nozes, amêndoas e amendoim, que são ricos em magnésio, que alivia os sintomas da TPM.

3-Derivados de soja, pois contêm isoflavonas e não prejudicam a absorção do magnésio.

4-Leite e derivados, fonte de cálcio, que melhora o humor, a concentração e a retenção de líquidos.

5-Cebola e alho, pois modulam os níveis de estrógeno.

6-Salmão, truta, atum e cavalinha, que contêm ômega 3.

7-Brócolis, couve-flor, couve e repolho, por serem altamente ricos em substâncias antioxidantes.

8-Peixes, frango, carne de porco, fígado, rim e ovos, ricos em vitamina B6, que evita o ganho de peso, melhora o sono, diminui o estresse e regula o ciclo menstrual.

9-Levedo de cerveja, gérmen de trigo e carnes, pois contêm zinco, que previne a acne.

10-Cereais integrais, frutas oleaginosas e gema de ovo, ricos em vitamina E, que diminui as dores nos seios.

11-Água, água de coco e sucos, que hidratam e diminuem a retenção de líquidos.

 

O QUE EVITAR

1-Bebidas alcoólicas, pois provocam a queda de açúcar no sangue.

2-Açúcares, pois seu consumo está associado ao aparecimento de inchaço e alterações de humor.

3-Embutidos, como salsichas, presuntos, conservas e salgadinhos industrializados e sal, pois aumentam a retenção de líquidos.

4-Refrigerantes, café e chás, pois contêm cafeína, que aumentam a tensão e a sensibilidade.

 

Fonte: Revista VivaSaúde