Bacalhau: benefícios e preparo

0

Característico por ser seco e salgado, o bacalhau faz parte da culinária típica portuguesa. O processo que deixa o bacalhau desta forma se dá de forma natural, ou seja, nenhuma substância química é adicionada e suas propriedades nutricionais são mantidas.

Assim como demais espécies de peixes, o bacalhau é um alimento de baixa digestão, rico em proteínas e minerais como iodo, fósforo, sódio, potássio, ferro, cálcio e vitaminas. Outro aspecto popular da espécie é o seu fígado, do qual é extraído o famigerado ‘óleo de fígado de bacalhau’, fonte de vitamina A e D, comumente utilizado na prevenção de diversas doenças.

Com o Natal cada vez mais próximo, uma das indicações de preparo é o bacalhau cozido com batatas – também cozidas – e legumes. Como a adição de condimentos como nata, maionese, manteiga ou óleo é comum – o que acarreta em um aumento no valor calórico do prato -, preparar o peixe por meio do cozimento é ideal para que seu valor nutricional seja mantido.

Para levar seus benefícios à prática, conheça esta receita típica de bacalhau à portuguesa:

Ingredientes:

  • ◦1 Kg de Bacalhau ;
  • ◦1 Pimentão verde;
  • ◦1 Pimentão amarelo;
  • ◦1 Pimentão vermelho;
  • ◦3 Tomates;
  • ◦3 Cebolas;
  • ◦10 batatas (pré-cozidas);
  • ◦24 ovos cozidos;
  • ◦Azeite extra virgem;
  • ◦Azeitonas pretas portuguesas;
  • ◦Orégano.

Modo de preparo:

Para dessalgar o bacalhau, primeiramente retire o couro das postas ainda secas, e em seguida coloque-as num pirex com água e deixe na geladeira por 24 horas. Nesse período troque de água pelo menos três vezes. Depois coloque as postas numa panela com água, leve ao fogo e tire quando levantar fervura. Esse processo é bem eficaz para não deixar que as postas se desmanchem caso você faça três ou quatro fervuras seguidas.

Unte um pirex grande com azeite. Coloque as postas do bacalhau e em seguida as batatas, os pimentões, os tomates as cebolas cortadas em rodelas e os ovos cozidos cortados ao meio. Depois regue generosamente com o azeite extra virgem e salpique um pouco de orégano. Vale a pena investir num bom azeite extra virgem, considerado por muitos um coadjuvante esse ingrediente merece mais atenção. Leve ao forno por 30 minutos e antes de servir adicione as azeitonas.

Compartilhe!

Sobre o Autor

O Fátima Saúde é uma das mais sólidas operadoras de gestão da saúde do sul do Brasil, com uma filosofia única no mercado de saúde da Serra Gaúcha. Atua desde 1988 na criação de soluções para a gestão integral da saúde, com plano de saúde e serviços modernos e inovadores.

Deixe uma resposta