Benefícios das frutas típicas do inverno

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O frio pede alimentos mais calóricos, mas nem só de sopas, caldos, macarronadas e fondues vivemos nas estações mais frias do ano. As frutas típicas da estação são uma ótima opção para uma alimentação saudável, manter a forma e, muitas vezes, economizar na feira.
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Confira os benefícios das frutas típicas do inverno e mantenha seu ritmo de vida saudável.

  • Abacate – Rico em ferro, magnésio, vitamina C e fibras. Muitas pessoas acabam evitando essa fruta por causa do alto teor de gordura, porém, o abacate é rico em gorduras boas, que aumentam o colesterol bom e diminuem o ruim. Além disso, ele ajuda a dar mais brilho e elasticidade à pele e aos cabelos. O abacate é um ótimo alimento, mas deve ser consumido com moderação e em pequenas quantidades, por ser muito calórico;
  • Banana – Rica em potássio e magnésio, a banana é excelente para os músculos e o coração. A fruta também possui um alto valor calórico, que funciona como fonte saudável de energia. Porém, deve ser consumida com moderação. A banana também possui vitaminas C e B6, que são antioxidantes;
  • Caqui – Rico em ferro, cálcio, vitaminas A, B e C, essa fruta é ótima para a saúde da pele e dos olhos. Uma das preferidas da estação, o caqui é uma ótima opção de sobremesa saudável. É uma fruta antioxidante;
  • Carambola – Além de refrescante, a carambola possui propriedades diuréticas. Deve ser evitada por pessoas que possuam problemas renais. A fruta também é rica em vitaminas A, B e C;
  • Mexerica/Bergamota – Frutas ricas em vitaminas C e A, ajudam a prevenir e combater gripes e resfriados, típicos dessa época do ano. Porém, é preciso consumir em moderação, devido ao alto teor de açúcar presente nessas frutas. A vitamina C também é importante para melhorar os ossos, os dentes e a pele.
  • Goiaba – “Seja na variedade vermelha ou branca, a goiaba possui alta concentração de cálcio, fósforo e ferro, além de muita fibra”, explica Myrna. A fruta possui pouco açúcar e gordura, ajuda a cuidar da saúde dos dentes e dos ossos e é benéfica para o coração;
  • Maça – Rica em vitamina B e C, é uma fruta excelente para a saúde. A casca possui uma grande quantidade de fibras, o que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. A fruta também possui substâncias que ajudam a diminuir as chances de formação de coágulos sanguíneos;
  • Maracujá – O maracujá possui fama de ser uma fruta calmante, por conter flavonóides e alcalóides, que agem sobre o sistema nervoso central. Sendo assim, ele merece a fama que tem, pois ajuda a relaxar. Uma boa opção para acalmar os nervos é consumir a fruta em forma de chá ou suco. Com poucas calorias, a fruta pode ser 100% aproveitada em receitas. Também é rica em cálcio, fósforo, ferro e vitamina C;
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Sobre o Autor

O Fátima Saúde é uma das mais sólidas operadoras de gestão da saúde do sul do Brasil, com uma filosofia única no mercado de saúde da Serra Gaúcha. Atua desde 1988 na criação de soluções para a gestão integral da saúde, com plano de saúde e serviços modernos e inovadores.

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