Benefícios dos chás contra a gripe

0

Os chás são sempre bem-vindos nas estações frias, principalmente quando os sintomas de gripe invadem o corpo. Isso porque a bebida possui substâncias anti-inflamatórias, antitérmicas, expectorantes e que contribuem com o sistema imunológico. “O chá não cura a gripe, mas ameniza os seus sintomas”, afirma a nutricionista Adriana Miyuki.

Ela explica que o gengibre, o cravo e a canela, por exemplo, têm substâncias termogênicas, que fazem com que haja dilatação dos vasos, permitindo a melhora da circulação sanguínea e, com isso, alívio da congestão nasal e redução da dor de garganta. O alho e limão são anti-inflamatórios que reduzem dor no corpo e ajudam a expectorar. Já a hortelã alivia a inflamação respiratória, congestão nasal e a coriza. Chá verde e de laranja ajudam no sistema imunológico. Conheça abaixo os benefícios dos principais itens que devem compor o seu chá.

Alho | O alimento é expectorante e antitérmico. Prepare uma xícara de água fervente para um dente de alho descascado e picado. Deixe por 15 minutos e, após, esfriar, coe e coloque gengibre ralado ou suco de limão e mel para adoçar.

Eucalipto | Anticatarral, antisséptico pulmonar e febrífugo, o eucalipto é ideal para infusões.

Hortelã | Essa folhinha é expectorante e ajuda a aliviar a inflamação respiratória, congestão nasal e coriza. Faça uma infusão em água fervente e beba quente ou gelado.

Chá verde e laranja | São ideais para reforçar o sistema imunológico. Ferva a casca de laranja por 15 minutos, espere esfriar e coe. Para preparar o chá verde, basta fazer uma infusão em água fervente por cinco minutos.

Limão | A fruta é fonte de vitamina C e adstringente. Ferva a casca da fruta, coe, misture com o suco e use mel para adoçar.

Gengibre, cravo e canela | Possuem ação termogênica, fazem com que haja dilatação dos vasos, permitindo a melhora da circulação sanguínea e o alívio da congestão nasal. Rale e ferva por alguns minutos. Depois coe e acrescente suco de limão e mel.

Couve | É expectorante e antitérmico. Ferva as folhas e coe.

Própolis | Tem proteína, vitaminas e minerais que podem contribuir para melhorar os sintomas.

Fonte: Pense Leve

Compartilhe!

Sobre o Autor

O Fátima Saúde é uma das mais sólidas operadoras de gestão da saúde do sul do Brasil, com uma filosofia única no mercado de saúde da Serra Gaúcha. Atua desde 1988 na criação de soluções para a gestão integral da saúde, com plano de saúde e serviços modernos e inovadores.

Deixe uma resposta