Criança adora brincar, e isso não é nenhuma novidade. Além disso, todos os pais e todas as mães sabem que permitir que as crianças brinquem estimula a criatividade. Porém, a brincadeira traz muito mais benefícios à saúde dos seus filhos e filhas do que você pode imaginar!

 

ciranda_do_brincar_foto_anapaularodrigues_semedapr_5374
Foto: Ana Paula Rodrigues / Divulgação

 

Autoconhecimento: enquanto corre, pula e até mesmo quando cai, a criança começa a ter noção das capacidades do seu corpo e quais as suas limitações – e como elas podem ser superadas. É este tipo de atividade que faz com que o ser humano comece a ter consciência de si mesmo.

Inteligência emocional: este aspecto é desenvolvido principalmente quando a criança brinca acompanhada. Se o colega ganha em um jogo, ou se recusa a aceitar suas regras, ela passa a administrar melhor suas reações em momentos de frustração ou decepção. Enfrentar as adversidades com inteligência é uma das qualidades mais buscadas, e é na infância que ela pode ser desenvolvida.

Elimina a tristeza: para as crianças, brincar é experimentar momentos de felicidade. Apesar de serem muito jovens, elas também podem sofrer com tristeza, solidão e medo, e estimular as brincadeiras afasta todos esses males e gera saúde emocional às crianças.

Raciocínio lógico: em jogos de tabuleiro, por exemplo, as crianças se veem diante de uma situação em que precisam criar estratégias. Este hábito permite que elas errem e acertem e aprendam com isso.

Respeito e liberdade: um dos principais benefício das brincadeiras é o contato com outras pessoas. Neste caso, é preciso deixar que a criança se relacione livremente, sem as limitadoras condições impostas por gênero. “Brincadeiras de menino e brincadeiras de menina” são apenas paradigmas que limitam as crianças. A doutora em educação Gisela Wajskop lembra que deixas as crianças brincarem do que elas quiserem, sem regras, faz com que elas se tornem adultos mais abertos às diferenças.

Atenção e autocontrole: atividades como montar um quebra-cabeça, por exemplo, darão estas duas qualidades às suas crianças.

Viu só? Além de divertir seus filhos e filhas, as brincadeiras permitem que eles se preparem com excelência para a vida adulta. Pode ter certeza: tudo o que seu filho brincar hoje, terá reflexos incríveis no futuro!