Uma reclamação muito comum entre as pessoas é o cansaço. Muitas das justificavas dadas para este problema é a falta de sono, porém, há muitos outros fatores no cotidiano de um indivíduo que pode fazer com que a falta de energia e a indisposição sejam recorrentes.

 

blergh

 

Muitos dos motivos que podem causar perda de energia são hábitos presentes na rotina. Por isso, listamos alguns deles e os motivos pelos quais eles contribuem para que você se sinta constantemente cansado.

  • Beber muito café: é verdade que o café possui substâncias que geram energia, mas, quando consumido em excesso, o efeito pode ser contrário. Você pode saber mais curiosidades sobre o café em nosso post especial sobre a bebida.
  • Ingerir muito carboidrato: este tipo de alimento também gera energia, mas – assim como acontece com o café -, seu excesso pode causar indisposição. Isso ocorre por que o corpo passa a sentir falta de outras substâncias essenciais para o seu bom funcionamento.
  • Diabetes tipo 2: se o cansaço vir acompanhado de problemas de visão, sede constante, vontade de urinar frequente e infecções, pode ser um sinal de Diabetes. Se identificar este sintomas, não hesite em procurar um médico.
  • Ausência de proteínas: como mencionado no tópico sobre carboidratos, a ausência de alguma substância pode ser a razão pela qual o cansaço atinge o seu corpo. Caso sinta falta de energia, procure acrescentar alimentos com proteína em seu cardápio, como ovos, leite, queijo e peixe.
  • Perfeccionismo: pessoas que se preocupam demais com os detalhes geralmente são acometidas pelo estresse que, por sua vez, gera falta de energia e insônia. Se este é o seu caso, procure investir mais tempo em atividades que lhe deem prazer. Também é viável procurar um psicólogo, que pode lhe ajudar a controlar a saúde emocional.

Reforçamos que, para manter uma vida saudável, é preciso cultivar hábitos corretos diariamente. Se o cansaço persistir, mesmo após ter se certificado de que os seus hábitos estão em dia, procure um médico. Afinal, o diagnóstico de um profissional pode não apenas resolver pequenos problemas, mas também evitar que os grandes atinjam seus pacientes.