Um dos métodos mais eficazes de prevenção de doenças é o check-up. Entretanto, não é novidade que várias pessoas ainda sintam receio em fazê-lo, ou até mesmo que ignorem sua importância. Médicos garantem que inúmeras doenças – inclusive as fatais! – podem ser tratadas apenas como doenças crônicas e ter um prognóstico favorável, desde que sejam diagnosticadas no início.

 

sb10063567bj-001

Os check-ups são exames realizados de forma ampla no paciente, uma vez que levam em consideração sua idade, peso e sexo, bem como hábitos e características profissionais, familiares e ambientais. Um estudo realizado pelo National Institute on Aging, nos Estados Unidos, comprova que além de hábito saudáveis e bons genes, o check-up é um dos principais fatores que contribuem para que as pessoas vivam mais, e melhor. Na pesquisa, foram considerados aspectos genéticos, alimentares e comportamentais dos americanos.

A mamografia, o Papanicolau, o teste ergométrico e exames de urina e de próstata são alguns dos check-ups mais comuns. Apesar de a realização de exames ser indispensável em todas as idades, muitos deles possuem uma fase da vida específica para serem feitos. Portanto, priorize sua saúde e consulte o seu médico regularmente!