Cinco exercícios de alongamento para fazer no trabalho

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Se você sofre com dores nas costas no fim do dia, saiba que isso pode ser reflexo de sua postura durante o trabalho, sendo por carregar objetos pesados de forma errada ou, até mesmo, passar horas em frente ao computador em posição inadequada. Mas para evitar o afastamento das funções e, principalmente, evitar o aparecimento de dores e relaxar a tensão lombar, Helder Montenegro, fisioterapeuta especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, listou cinco exercícios de alongamento que podem ser realizados em qualquer momento do dia, inclusive durante o expediente.

 

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Confira!

Círculo com o ombro: sentada, coloque suas mãos sobre a mesa relaxe bem os braços e arrume a postura. Em seguida, realize movimentos de círculos com os ombros, que ajudam a aliviar os pontos de tensão, responsáveis pela irradiação da dor para braços e coluna. Repita cinco círculos de cada lado.

Alongamento do pescoço 1: sentada e com a postura correta, flexione a cabeça para frente e para baixo e mantenha por oito segundos (esse exercício não deve ser feito se a pessoa tiver dores irradiadas para o braço), repita três vezes e volte para posição inicial. Na sequência, vire olhando para a esquerda e para a direita fazendo uma pequena parada ao final do movimento. O objetivo é alongar os músculos do pescoço e melhorar a circulação sanguínea na região. Faça os movimentos cinco vezes de cada lado.

Alongamento do pescoço 2: sentada e com o tronco bem posicionado, use a mão direita para puxar a cabeça para o lado direito, inclinando ao máximo. Procure manter o ombro esquerdo para baixo durante o alongamento. Esse exercício não deve provocar dores irradiadas para o braço.

Alongamento lombar: deitada de costas com os joelhos dobrados, abrace os joelhos com os dois braços e traga as coxas para se juntar ao tronco, mantenha esse momento por 8 segundos e repita três vezes.

Mobilização lombar: deite de costas com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão, em seguida, junte as coxas e pernas e realize movimentos para direita e esquerda sem tirar os pés do chão. Procure deixar os ombros e tronco em contato com o colchão.

(Fonte: Pense Leve)

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