Cuidado, a sobrecarga de compromissos pode prejudicar a memória

0

Raros são aqueles que não se dedicam a várias tarefas ao mesmo tempo. Seja por conta do trabalho ou dos hobbies, as pessoas têm se ocupado cada vez mais, utilizando, por vezes, um tempo que não existe.

Ser multitarefas nos dias de hoje é praticamente necessário, entretanto, alguns cuidados devem ser tomados para que em meio a tanto trabalho, a saúde não seja deixada de lado. Uma pesquisa feita na Universidade de Groningen, nos Países Baixos, aponta que a sobrecarga de compromissos pode ser prejudicial à memória, que tem a capacidade limitada.

eficacia-lider-sobrecarga1

Para a realização da pesquisa, voluntários foram submetidos ao cumprimento de algumas tarefas, as quais poderiam alternar da forma desejada. Esta ‘permissão’ fez com que os participantes mudassem constantemente de atividade, ato que diminuiu o foco e a produtividade.

De acordo com a pesquisadora carioca Robertha Raddad Blatt, a memória de trabalho corre o risco de falar se exposta a diversas tarefas simultâneas. A área do cérebro responsável por reter dados que devem ser lembrados pode excluir algum compromisso, uma vez que precisa “administrar” informações em demasia.

Para quem é multitarefas e não pode driblar a rotina cheia por motivos pessoais ou profissionais, a dica é que cada compromisso, problema ou trabalho seja pensado e resolvido separadamente. Dessa forma, é possível que todas as responsabilidades sejam cumpridas de forma eficaz e sem prejudicar a saúde do cérebro, e também a emocional, uma vez que a sobrecarga também é uma das responsáveis por agravar sintomas de ansiedade e depressão.

Compartilhe!

Sobre o Autor

O Fátima Saúde é uma das mais sólidas operadoras de gestão da saúde do sul do Brasil, com uma filosofia única no mercado de saúde da Serra Gaúcha. Atua desde 1988 na criação de soluções para a gestão integral da saúde, com plano de saúde e serviços modernos e inovadores.

Deixe uma resposta