Reproduzimos aqui a matéria feita pela jornalista Eliane Brum, do jornal Pioneiro.com. Ela explica como é o curso para gestantes, oferecido pela Medicina Preventiva da Operadora Fátima Saúde e fala da importância de tirar as dúvidas antes de o bebê nascer.

 

16501485

A cada três meses, aproximadamente, a enfermeira Tanara Isotton, coordenadora da Medicina Preventiva do Fátima Saúde, recebe grupos de mamães e papais cheios de dúvidas e preocupações sobre a chegada do bebê. Não faltam perguntas como “o que fazer para aliviar as cólicas? como dar banho? como lidar com o choro?, qual o jeito certo de amamentar?”.

Para ajudar esses casais grávidos a esclarecer questões envolvendo saúde de mãe e filho e ainda trocar experiências, o plano promove cursos periódicos. Em seis palestras, especialistas da área de saúde abordam assuntos como saúde emocional na gestação, fisioterapia na gestação, tipos de parto, amamentação, cuidados com o bebê e shantala (massagem de origem indiana que ajuda a fortalecer o vínculo da mãe com o bebê).

De acordo com Tanara, os encontros também estimulam a aproximação do pai e o fortalecimento do vínculo com o bebê ainda na barriga da mãe:

— Elas saem bastante satisfeitas, mais seguras e passam a encarar a maternidade com serenidade. Os companheiros que participam acabam entendendo melhor as mudanças que a mulher passa nesse período. Além disso, o casal mantém um vínculo com a Medicina Preventiva e quando tem dificuldades, por exemplo, com a amamentação, nos procuram para receber orientações.

Participantes do curso realizado na segunda semana de maio,  Jênifer da Silva Cardoso, 23, e Mateus Castagna, 24, pais de Valentina, começaram o curso cheios de perguntas, principalmente em relação ao choro dos bebês. A menina deve vir ao mundo em setembro, de parto cesáreo.

— A gente tem medo de fazer errado, de não saber como cuidar do jeito que deve — confessou Castagna.

Entre as muitas coisas que aprendeu no curso, está o banho dos pequenos.
— Era mais fácil do que eu imaginava — contou Jênifer.

A próxima turma do curso de gestantes ocorrerá nos dias 4, 5, 6 e 7 de agosto. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (54) 3536.9099 ou pelo e-mail:medicina.preventiva@fatimasaude.com.br