Promover a solidariedade e livrar-se do egoísmo são atitudes que devem ser pensadas e postas em prática todos os dias, mas é no dia 2 de dezembro que se comemora o Dia de Doar. Esta data surgiu em 2012 nos Estados Unidos, onde é conhecida como #GivingTuesday. Ela foi criada com o objetivo de contrapor o consumo desenfreado causado pela Black Friday e pela Cyber Monday, promoções do comércio que antecedem o Natal.

 

diadedoar

 

Desde então, vários países aderiram a esta campanha, que hoje reúne cerca de 10 mil parceiros espalhados pelo mundo. No Brasil, o movimento foi organizado pela primeira vez em 2013, pelo Instituto Doar. Já neste ano, o Dia de Doar receberá o apoio internacional dos demais participantes do #GivingTuesday.

Para doar não precisa muito, desde que haja sentimento. Fazer o bem e ajudar o próximo são atos que parecem pequenos, mas que mudam vidas. Você pode doar brinquedos, roupas, livros, alimentos, etc. Para estes, você pode procurar alguma instituição para ajudar, ou fazer a doação diretamente às pessoas necessitadas. Caso você queira doar cabelos, órgãos, sangue, etc., basta procurar as entidades responsáveis por realizar estes processos.

E você, vai aderir ao movimento?