Hoje, dia 08 de abril, é lembrado como o Dia Mundial do Combate ao Câncer. Sabemos que, muitas vezes, esta doença pode apresentar caráter hereditário, ou até surgir devido a outros fatores. Entretanto, também reconhecemos o quão importante é a prevenção, como em casos de câncer de mama, ou de próstata, nos quais o diagnóstico precoce e a precaução são fundamentais.

Para conscientizar as pessoas de seus hábitos, separamos algumas dicas que podem ser eficazes para prevenir vários tipos de câncer.

  • Não fume:  segundo o Instituto Nacional de Câncer, o Inca, o cigarro é a principal causa de câncer evitável no mundo. O fumo também prejudica as pessoas ao redor, uma vez que 10% do câncer de pulmão é decorrente do fumo passivo. O cigarro também pode causar câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.
  • Não exagere na bebida: Vários estudos têm ligado o consumo excessivo de álcool com o câncer. Além disso, as bebidas potencializam os efeitos do cigarro.
  • Use camisinha: sabemos que relações sexuais sem proteção podem causar várias doenças sexualmente transmissíveis, como HPV.
  • Evite alimentos com muito sódio e conservantes: alimentos como mortadela, presunto, salame, bacon e salsicha são ricos em nitrosamina, uma substância cancerígena. O aconselhável é evitar este tipo de alimento ao máximo, assim como os fast foods.
  • Invista em uma alimentação saudável: o açúcar, por exemplo, se consumido em excesso pode liberar insulina que, por sua vez, aumenta a produção da citocina pró-inflamatória. Esta última substância aumenta as chances de câncer. A carne vermelha traz inúmeros benefícios à saúde, mas se consumida sem moderação também pode aumentar a produção da citocina.
  • Proteja a pele: os raios UVA e UVB são responsáveis pelas alterações nas células que causam câncer. Além do protetor solar, é aconselhável não tomar sol nos horários mais quentes (como 10h e 16h), e não abrir mão de acessórios como óculos escuros e chapéus.
  • Frequente seu(sua) médico(a): faça um check-up com regularidade, realize os exames preventivos e procure um especialista sempre que notar qualquer sinal anormal em seu corpo.
  • Pratique exercícios: praticar exercícios diariamente, por pelo menos meia hora, ajuda a diminuir a circulação das citocinas pró-inflamatórias em nosso organismo.

Manter estes hábitos não requer esforço, e é preciso mantê-los diariamente. O câncer pode ser prevenido, e não espere o próximo Dia Mundial do Combate ao Câncer, no ano que vem, chegar para se conscientizar.