blogs

Sempre pautado quando o assunto é saúde, o chocolate agora conta com mais um estudo a seu favor. Uma pesquisa – feita por especialistas britânicos – avaliou, durante cerca de dez anos, a relação existente entre o consumo de chocolate e a saúde cardiovascular em um grupo de 25 mil homens e mulheres.

De acordo com a revista britânica Heart, especializada na saúde do coração, o estudo aponta que o consumo de até 100 gramas de chocolate pode ser associado à diminuição do risco de doenças coronarianas e AVC. Entretanto, os pesquisadores ressaltam que, entre as pessoas participantes da pesquisa, as que comiam mais chocolate também possuíam melhor saúde e praticavam mais exercícios. Desta forma, o estilo saudável de vida também poderia ser um fator que as deixasse menos suscetíveis aos problemas cardíacos.

Ainda segundo os pesquisadores britânicos, deve-se ser levado em consideração, também, que indivíduos com risco de desenvolver doenças cardiovasculares podem ter tendência a limitar o consumo de chocolate. Desta forma, é possível perceber que a pesquisa apenas aponta para novos horizontes em relação ao alimento, sem apresentar nenhuma certeza. Esta “instabilidade”, por exemplo, não pode ser usada como argumento de venda da indústria alimentícia.

Pierre Azam, especialista parisiense em nutrição, ressalta que os estudos em relação ao chocolate ainda apontam para fatos incertos, e que nenhuma atitude drástica – como redução, ou aumento do consumo – deve ser tomada. Ou seja, em caso de dúvidas sobre o consumo de chocolate – ou qualquer alimento – o ideal é que um especialista seja buscado para prestar melhores explicações.