As festas de fim de ano já passaram, mas ainda há muita gente de férias e o Carnaval está quase aí. Nessas ocasiões – e em muitas outras – é normal que as pessoas reúnam a família e os amigos e amigas em algum encontro, que geralmente conta com a presença do álcool. Estas bebidas, apesar de adoradas pela maioria, sempre causam o desconforto da ressaca àqueles que exageram na dose.

Para aliviar a ressaca do dia seguinte, separamos algumas dicas essenciais que podem ser seguidas antes, durante e depois do consumo, para tornar seu happy hour ainda melhor:

 

ressaca

 

  • Evite a mistura de substâncias: álcool e cigarro podem piorar sua situação. Isto porque quanto mais nicotina é ingerida, menos oxigênio há no sangue, acelerando o processo de intoxicação. Misturar bebidas também é desconforto garantido.
  • Café nem pensar: apesar de ser conhecido como o salvador da ressaca, o café tem propriedades diuréticas que desidratam ainda mais o seu corpo. Uma boa dica é investir nos chás desintoxicantes, como os de marcela, erva-cidreira e erva-picão.
  • Beba água: a desidratação é a principal causa da ressaca. Portanto, beba água antes, durante e, principalmente, depois. O líquido também ajuda a eliminar o álcool e as toxinas do corpo.
  • Estômago sempre cheio: não deixe que o álcool fique sozinho em seu estômago, por isso, alimente-se bem antes de ingeri-lo. Também é aconselhável apostar nos alimentos que protegem o fígado, como peixes e azeite de oliva extravirgem. Lembre-se também de comer petiscos leves enquanto bebe.
  • Não sobrecarregue seu corpo: durante a ressaca, procure ingerir apenas alimentos leves, para o seu estômago não ficar ainda mais irritado.
  • Não abuse dos remédios: é comum que a pessoa que está de ressaca tome medicação que age contra dor de cabeça, enjoo e queimação no estômago ao mesmo tempo. Entretanto, tenha em mente de que alguns medicamentos ajudam na sua recuperação, mas nenhum é capaz de resolver tantos problemas de uma só vez.

Agora que você já sabe o que fazer para prevenir e curar a ressaca, lembre-se de nunca dirigir se tiver ingerido álcool, e apreciar as bebidas com moderação para evitar problemas futuros.