É a única empresa do setor na Serra a figurar entre as cinco líderes na preferência do mercado gaúcho

A região é um palco nobre de grandes e prestigiadas marcas, construídas a partir da credibilidade e da relação próxima com o público e com o mercado. Nesse quesito, o Fátima Saúde, com matriz em Caxias do Sul, comemora a conquista de ser a única empresa da Serra Gaúcha a figurar entre as cinco líderes na preferência de gestores de negócios e altos executivos do mercado gaúcho, na categoria Plano de Saúde, na 23ª edição da pesquisa “Marcas de Quem Decide”, do Jornal do Comércio, em parceria com a Qualidata.

A conquista é fruto da estratégia da operadora de apostar em um modelo de gestão integral e integrada da saúde, com cuidado humanizado e diferenciado aos beneficiários, e um olhar voltado de forma completa para a saúde assistencial e empresarial. Roberto Zottis, diretor geral do Fátima Saúde, celebra o reconhecimento do público em âmbito estadual.

Roberto Zottis, diretor geral do Fátima Saúde – Foto: Eriel Giotti

“Ser a única marca regional da Serra Gaúcha na categoria Planos de Saúde citada no “Marcas de Quem Decide” demonstra a consolidação do nosso posicionamento, com a percepção de valor por parte de empresários e seus funcionários. A oferta de uma gestão de saúde empresarial integrada, assistencial e ocupacional, é o propósito da nossa marca“, afirma o executivo.

O Fátima Saúde tem como mais recente aliado o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), entidade que representa a maior força econômica industrial da Serra, agregando mais de 3,3 mil empresas. Também possui parcerias sólidas com importantes empresas e outras entidades de prestígio, como o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Caxias do Sul.

“Esse prêmio reforça que temos um parceiro de confiança e com total credibilidade que cuida de nossos funcionários com seriedade e zelo. Quando olhamos a saúde na sua totalidade, o funcionário percebe o cuidado que está recebendo e valoriza a empresa e a prestadora de serviço. O atendimento dos profissionais do plano é excelente”, destaca Pedro João Gavazzoni, coordenador de Recursos Humanos da Tabone, de Caxias do Sul, empresa fornecedora de soluções e peças para as indústrias moveleira, automobilística e cosmética (leia entrevista completa no texto a seguir).

CLIENTE SATISFEITO: palavra de quem conhece e recomenda o sistema diferenciado de gestão em saúde
“Temos um parceiro de confiança e com total credibilidade”

Entre as empresas clientes do modelo inovador de gestão integrada Fátima Saúde figura a Tabone, de Caxias do Sul. Fundada em 1988, é referência no desenvolvimento e na fabricação de fitas de borda e puxadores para a indústria moveleira e em soluções tecnológicas para as indústrias automobilística e cosmética.

Pedro João Gavazzoni, coordenador de Recursos Humanos da Tabone Ind. e Com. de Plásticos Ltda

Na entrevista a seguir, Pedro João Gavazzoni, coordenador de Recursos Humanos da companhia, expressa sua satisfação com o amparo oferecido pelo Fátima Saúde à Tabone e sua equipe de trabalhadores, seu bem mais precioso. Confira:

Qual a importância do modelo de gestão integral e integrada de saúde?
Pedro João Gavazzoni:
Quando olhamos a saúde na sua totalidade, o funcionário percebe o cuidado que está recebendo e valoriza a empresa e a prestadora de serviço. É isso que o Fátima Saúde proporciona, através de nossa parceria. Temos um médico que nos atende uma vez por semana em cada unidade, e pelo sistema Life conseguimos olhar a saúde do trabalhador integralmente.

Como isso se aplica no Fátima Saúde?
Pelo sistema Life Saúde, todas as informações do funcionário, desde a admissão, geram um histórico, e com essas informações, exames periódicos e laboratoriais, diagnósticos, lançamentos de atestados, consegue-se olhar a saúde do trabalhador na sua totalidade. Além disso, o Life gera indicadores nos quais podemos tomar ações diante das tendências e agir rapidamente. Não podemos deixar de reconhecer que o atendimento dos profissionais do plano é excelente, há uma organização desde o agendamento dos exames e consultas pelo sistema, facilitando o trabalho da
empresa, com ganho de tempo e atendimento mais humanizado, uma marca forte que o Fátima Saúde possui.

Qual a relevância da pesquisa “Marcas de Quem Decide”?
Para minha empresa, reforça a convicção de que temos um parceiro de confiança e com total credibilidade, que cuida de nossos funcionários com seriedade e zelo.

Como esse posicionamento de gestão impactou nos resultados da pesquisa?
Ao meu ver, foi pela capacidade de ouvir e estar próximo das empresas e de propor soluções que ajudem, facilitem o dia a dia do setor de Recursos Humanos (RH) em relação à saúde. Cuidam da parceria, buscam constantemente ampliar os serviços, melhoraram muito o sistema Life Saúde e possuem um preço bastante competitivo.

Centro Integrado Fátima Saúde – Foto: Gustavo A. Juber

Investir em saúde, uma questão central e estratégica

Por que investir em saúde torna-se vital na nova engrenagem econômica? Porque uma empresa que pretenda se consolidar no mercado precisa de uma equipe de profissionais altamente qualificados, mas mais do que isso: saudáveis.

Nesse sentido, torna-se preponderante o investimento em prevenção e não apenas em tratamento quando as doenças vierem a surgir.

Para ser mais assertivo em campanhas e em formas de garantir que os exames preventivos sejam de fato realizados e zelar pela qualidade de vida dos trabalhadores (com isso, gerando maior produtividade e menos gastos com afastamentos e ausências por doenças), as empresas precisam conhecer a saúde de seus colaboradores, possuir dados estatísticos sobre a epidemiologia de suas equipes, comparar as informações com gráficos de outras companhias e do setor em geral. Saber quais setores são os maiores alvos de certas patologias e entender a razão.

Contudo, todo esse protagonismo empresarial só é possível a partir de uma gestão em saúde compartilhada, em que o empresário possa atuar em parceria com a operadora de plano de saúde.

Roberto Zottis, diretor geral do Fátima Saúde, defende que o empresário e os setores de RH das empresas precisam ter uma participação mais ativa na gestão da saúde para nortear ações preventivas e não apenas pagar a conta.

O propósito é trabalhar com cuidados integrados, já que é impossível desvincular saúde assistencial da ocupacional.

“Não estamos vendendo planos; estamos vendendo gestão em saúde empresarial”, declara o diretor geral do Fátima Saúde, que convida executivos e lideranças a conhecerem a estrutura do Complexo Fátima Saúde.

Além de espaços próprios de cuidado e promoção da saúde, como Centro Integrado, Centro da Criança, Medicina do Trabalho, LifePrev, Espaço do Cliente e Central de Autorizações, a estrutura também conta com os parceiros Laboratório Alfa e Vero Dellaudo e atua de forma integrada à rede de prestadores credenciados, incluindo quatro hospitais em Caxias do Sul.

Para compreender:

  • O modelo de gestão de saúde, oferecido a partir da plataforma Fátima Life, integra a operadora com a empresa (financiadora), fornecendo dados e mapeando a epidemiologia do público atendido para a análise e a execução de ações de prevenção.
  • Desta forma, a empresa passa a ter um papel ativo como agente na promoção da saúde integral de seus funcionários, criando estratégias para melhorar os ambientes de trabalho e zelar pelo seu grande patrimônio: o capital humano.
  • Por meio dessa proposta, as companhias conhecem a epidemiologia dos seus funcionários para estabelecer uma cultura de medicina preventiva, minimizando custos, afastamentos e dificuldades futuras.
Centro da Criança Fátima Saúde – Foto: Rodrigo Onzi

Complexo de excelência no coração de Caxias do Sul

O Fátima Saúde utiliza as instalações do antigo Hospital Del Mese, na Avenida Júlio de Castilhos, 2.307, para disponibilizar serviços aos beneficiários.

Em meio à Covid-19 e suas demandas emergentes ao segmento da saúde, não se acomodou e surpreendeu a comunidade no segundo semestre de 2020 ao expandir sua estrutura no Complexo Fátima, com duas grandes inaugurações: o Centro da Criança, com a presença do grupo circense Tholl no evento online de lançamento; e o novo espaço dedicado à Medicina do Trabalho, agora com acesso exclusivo pelo primeiro andar.

Fique atento
O quê: Complexo Fátima Saúde, no Centro Clínico Del Mese
Endereço: Avenida Júlio de Castilhos, 2.307, na área central de Caxias do Sul
Informações: (54) 2992-5150 ou 0800-7228333
Site: www.fatimasaude.com.br