Clique e assista!

Famosa trupe circense abrilhantou estreia online do novo empreendimento do Fátima Saúde na noite de 13 de setembro

Grupo Tholl esteve em Caxias abrilhantando estreia do Centro da Criança

Um dos principais grupos circenses gaúchos, considerado por muitos o “Cirque du Soleil brasileiro”, o Tholl veio a Caxias do Sul a convite do Fátima Saúde. Com seus artistas, brincadeiras e acrobatas, a trupe circense animou a apresentação online do novo Centro da Criança, na noite do dia 13 de setembro (um domingo).
O público (crianças e suas famílias) puderam conferir, na página do Fátima Saúde no Facebook, as novidades e as modernas instalações do Centro da Criança a partir das performances divertidas e de uma ação interativa online dos membros do Tholl, grupo de Pelotas com 18 anos de estrada e arte.

As atrizes Antonella Oliveira (Grupo Tholl) e Aline Zilli (Grupo Ueba) foram as anfitriãs do tour cênico

“É uma honra para nós, mesmo num cenário de incertezas, conseguirmos entregar esse projeto de Primeiro Mundo à comunidade regional, que se traduz num sonho tanto do Fátima Saúde quanto dos beneficiários e da cadeia da saúde. O Tholl foi, também, um presente ao nosso público como forma de celebrar o Dia do Cliente (comemorado em 15 de setembro), pois animou e coroou este momento de festa e alegria”, expressa o diretor geral do Fátima Saúde, Roberto Zottis.

Ambientes acolhedores e lúdicos

O Centro da Criança congrega espaços direcionados ao atendimento dos pequenos pacientes, em ambientes acolhedores com arquitetura e decoração temáticas que interagem ludicamente com a garotada, a começar pela recepção. Ao lado dela, há o Espaço Kids para a criança relaxar enquanto aguarda atendimento.
Quatro consultórios para consultas agendadas e de pronto-atendimento são batizados de Consultórios da Girafa. A Sala de Aplicação do Avestruz destina-se à aplicação de medicamentos. Os procedimentos de nebulização ocorrem na Sala de Inalação do Elefante. Na Sala de Atendimento Individualizado do Pinguim procede-se ao atendimento de urgência e no Quarto de Isolamento do Urso o paciente fica em tratamento pelo tempo que for necessário com todo o conforto. A estrutura se completa com a Sala de Sutura do Jacaré, a Sala de Gesso do Macaco e a Sala de Observação do Leão.

“Nos preocupamos com o carinho e zelo que toda a criança merece ao receber cuidados. O princípio deste projeto foi criar um espaço de segurança e acolhimento a todos sem perder o encantamento que o local deve ter com as crianças. O projeto tenta traduzir em desenhos o anseio de cada cliente”, declara André de Ataydes Pinto, arquiteto e urbanista da UNI Arquitetos, responsável pelas obras do Centro da Criança.

Isabela Rech Schumacher, proprietária da Arquitocos – Arquitetura para Crianças, responsável pela concepção lúdica do Centro da Criança, explica que os ambientes divertidos evocam uma floresta, com os animais contando a história.
A girafa, normalmente utilizada em réguas de crescimento infantil nos consultórios médicos, é a anfitriã dos espaços de consulta. Já um elefante, com sua tromba, convida para o espaço de inalação. A imagem dos bichos apresenta texturas que estimulam a criança a tatear os animais. Um quadro de curiosidades está instalado em cada ambiente para contar um pouco sobre cada animal.

“Chegar num local onde somos acolhidos e possamos tirar o foco da dor já causa um certo alívio. Se a criança puder dar um sorriso, já temos um sinal de esperança de que tudo vai ficar bem. A proposta criada para a sinalização dos espaços foi o acolhimento da família toda. Desta forma, foram pensados ambientes em que a criança viva experiências positivas através do estímulo dos sentidos. O uso dos sentidos como visão, tato e audição faz com que a criança interaja e se sinta pertencente ao local e, consequentemente, segura”, detalha a arquiteta Isabela Rech Schumacher.

Uma obra de quase mil metros quadrados

O Centro da Criança é o novo empreendimento assinado pela operadora Fátima Saúde. Ocupa cerca de mil metros quadrados junto ao Complexo Fátima Saúde, na Avenida Júlio de Castilhos, 2.307, na área central. Desde o dia 14 de setembro, o novo espaço está de braços abertos para atender crianças e adolescentes de zero a 14 anos, tanto com agendamento de consultas quanto com uma completa estrutura de pronto-atendimento pediátrico, diminuindo o tempo de espera das famílias e seus filhos e agilizando atendimentos de emergência e
procedimentos eletivos.
Dessa forma, a operadora amplia sua estrutura no coração da cidade, gerando mais empregos. O Centro da Criança já estava planejado e o Fátima Saúde optou por manter o investimento a despeito das incertezas provocadas pela Covid-19.
A novidade, situada num prédio histórico que já abrigou, nos primórdios, o Hospital Del Mese, passou por ampla reformulação para propiciar o nascimento de um empreendimento de vanguarda, que revoluciona o segmento de saúde de Caxias do Sul e região.

Estrutura ampliada em 30%

Com a criação do Centro da Criança, o complexo de saúde do Fátima Saúde amplia em 30% sua estrutura física, atingindo 7 mil metros quadrados em sete andares. O empreendimento envolveu obras intensas, nos últimos meses, para redimensionar salas e adequar toda a estrutura às normas de segurança, saúde e higiene.
Equipamentos médicos de ponta e mobiliário exclusivo preenchem os espaços, em ambientes lúdicos e aconchegantes, garantindo o acolhimento da criançada, incluindo área de recreação.


Obedecendo às limitações impostas por decretos municipais e estaduais por conta da pandemia, as obras tiveram sequência nos últimos meses, com as equipes trabalhando em turnos devidamente espaçados,
mantendo o distanciamento mínimo, usando máscaras e com menos integrantes, preservando os cuidados e as normas para evitar a propagação da doença.
O projeto já nasce com parceiros renomados, como o MarcoSaúde, plano de saúde feito sob medida para atender aos funcionários da Marcopolo e seus dependentes, numa parceria entre o Fátima Saúde e a fabricante
de ônibus; além dos laboratórios Alfa e Vero Dellaudo.