capa-1A Operadora Fátima Saúde é apoiadora cultural do livro “São Pelegrino Quem Te Viu Quem Te Vê”, escrito por Ana Seerig, Charles e Tânia Tonet. Os autores desenvolveram a obra com base em uma pesquisa de dois anos sobre o bairro São Pelegrino, com ênfase nas transformações da paisagem urbana ao longo do tempo. Além de propor um registro da evolução do local, o livro ainda estimula a discussão acerca da preservação do patrimônio histórico e cultural.

A publicação leva o selo da Editora Belas-Letras e seu financiamento fica por conta da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC). O livro ainda apresenta um ensaio fotográfico atual do bairro, feito por Guilherme Jordani. O lançamento ocorrerá nesta segunda-feira, 17 de agosto, no Shopping San Pelegrino, a partir das 19h30. O lançamento integra a programação da Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural de Caxias do Sul e ocorre no Espaço de Eventos, que fica no 1º andar do Shopping, em frente às Lojas Renner.

 

O bairro

Caxias do Sul nasceu em São Pelegrino, onde ficava o Campo dos Bugres, que detém a parcela mais significativa do patrimônio edificado da cidade. Dentre eles, a pesquisa abordou o Largo da Estação, Cine Real, inúmeras empresas, a Praça da Bandeira (cenário de sucessivas ocupações, marcando diferentes estágios de Caxias), a Igreja de São Pelegrino e um trecho da Estrada Rio Branco – hoje, Avenida Rio Branco (primeira via de acesso dos imigrantes à Colônia Caxias), entre tantos outros locais.

Ficha técnica

Produção cultural: Claudio Troian

Pesquisa e textos: Ana Seerig, Charles Tonet e Tânia Tonet – 3 Tempos Memória Corporativa

Ensaio fotográfico: Guilherme Jordani

Editor: Gustavo Guertler

Coordenação editorial: Fernanda Fedrizzi

Revisão: Mônica Ballejo Canto

Projeto gráfico: Juliana Rech

Financiamento: Lei Municipal de Incentivo à Cultura

Apoio cultural: Fátima Saúde, FSG, Focco Informática

Parceria cultural: Shopping San Pelegrino e CTTE Segurança Privada