Em tempos de incertezas e de necessidade de redução máxima de custos, como o que se está vivendo no mundo hoje, a operadora Fátima Saúde apresenta uma novidade que surge como alternativa em planos de saúde, revolucionando a tradicional lógica do mercado, ao proporcionar preços mais acessíveis com uma qualidade superior de serviços e de atendimento. Trata-se do +Fácil, voltado a atender às necessidades específicas de empresas de todos os portes e atuantes em todos os setores das atividades econômicas.

O +Fácil se configura em um modelo exclusivo de atendimento construído a partir de parcerias estratégicas alinhadas a todos os setores do sistema de saúde, convergindo sempre em benefício do bem-estar e da saúde de seus beneficiários. Por meio desse plano, o usuário passa a ter acesso a toda a rede médica especializada a partir do Centro Integrado Fátima Saúde, situado junto ao prédio do Complexo de Saúde Del Mese, em Caxias do Sul, e junto ao Espaço do Cliente Fátima Saúde em Flores da Cunha. O Centro Integrado é composto por uma equipe de médicos de família e/ou clínicos que fazem o primeiro atendimento ao paciente e direcionam seu encaminhamento às especialidades, quando necessário. Esse formato permite o estabelecimento de um atendimento mais eficaz, uma vez que os pacientes passam a ter seu histórico conhecido por seus médicos de referência, gerando um sistema de acompanhamento de sua saúde e possibilitando o estabelecimento de práticas de prevenção personalizadas. Viabiliza-se, assim, uma lógica centrada no beneficiário e em suas necessidades, com indicações adequadas e acompanhamento para a realização de exames, procedimentos e consultas com especialistas.

“Trata-se de um conceito amplo de cuidados com a saúde, a partir da construção de parcerias e surpreendendo o mercado”, afirma o diretor-geral do Fátima Saúde, Roberto Zottis.

“É uma original visão sistêmica, composta por uma rede integrada de parceiros, que possibilita o cuidado total da saúde do beneficiário. O +Fácil é um projeto que promove o estreitamento da relação do plano de saúde com o seu público”, avalia Zottis, acrescentando que trata-se de um modelo seguindo parâmetros de sucesso internacionais.

O resgate do conceito de médico de referência já é uma realidade de sucesso adotada pelo Fátima Saúde há alguns anos. Tal posicionamento possibilita que a operadora atue na promoção ativa da saúde dos beneficiários, com acompanhamento diferenciado, personalizado e com o envolvimento de uma equipe formada por profissionais de diversas áreas.

Os agendamentos das consultas e dos exames são efetivados com o suporte e monitoramento dos profissionais do Centro Integrado, de forma ágil e desburocratizada. Para facilitar ainda mais a vida de seus beneficiários, o +Fácil disponibiliza acesso direto à rede credenciada (sem necessidade de consulta prévia com o médico de referência) nas seguintes especialidades: pediatria, mastologia, ginecologia/obstetrícia, oftalmologia, anestesiologia e psiquiatria.

Este modelo exclusivo de atendimento é construído a partir de parcerias estratégicas, alinhadas entre todos os setores do sistema de saúde. Oferece uma rede médica de qualidade e adequadamente dimensionada, tendo, em Caxias do Sul, os Hospitais Pompéia, Saúde e Virvi Ramos, Laboratório Alfa, Centro de Diagnóstico Vero Dellaudo como referências principais, além dos demais prestadores selecionados para compor a rede de serviços credenciados.

O +Fácil se configura, portanto, em uma opção excelente para empresas que entendem a importância de uma solução em saúde de excelência para suas equipes, com preços acessíveis. Entre suas características, pode-se salientar aspectos como: médicos de referência exclusivos; ausência de participação financeira em exames médicos simples; prática de valores de participação mais baixos do mercado em exames de baixa, média e alta complexidade e um atendimento diferenciado, pautado por máxima proteção, carinho e cuidado.

Centro Integrado Fátima Saúde

Centro Integrado permite um cuidado personalizado ao beneficiário

A operadora Fátima Saúde molda suas estratégias de atuação tendo como norte a convicção de que a saúde de seus beneficiários está no centro de tudo o que ela faz. É devido a essa visão que seu Centro Integrado, situado junto ao prédio do Complexo de Saúde Del Mese e no Espaço do Cliente Fátima Saúde em Flores da Cunha, atua como um centro de referência, oferecendo ganhos na orientação dos beneficiários para o acesso às especialidades médicas de acordo com suas necessidades e na hora adequada, por meio da atuação de profissionais de clínica médica e medicina de família. Esse conjunto de ações propicia aos usuários uma assistência completa à sua saúde, a partir de um trabalho focado na prevenção e não apenas na patologia.

Com o Centro Integrado, é possível praticar uma forma mais humana e eficaz de cuidados aos beneficiários do Fátima Saúde. Ele representa um conceito revolucionário de atendimento, planejado para oferecer mais segurança, comodidade, agilidade, conveniência e acompanhamento ao longo de todo o processo de assistência. O beneficiário, assim, recebe total orientação a partir de um modelo baseado na atuação do médico de família (e/ou de referência), gerando proximidade, acompanhamento, cuidado e prevenção qualificados e personalizados. Neste modelo, a operadora passa a atuar como gestora da saúde e dos cuidados aos seus beneficiários.

“Mais do que resolver problemas, o médico de referência é o elo entre o paciente e os responsáveis pelo atendimento, no caso de médicos especialistas. Este profissional gerencia a saúde do paciente”, diz o Dr. Luciano Bauer Gröhs, assessor técnico do Fátima Saúde.

O Centro Integrado possui uma estrutura física ampla e diferenciada, composta por consultórios modernos, acolhedores e funcionais. O atendimento é agendado e orientado por profissionais atenciosos e preparados para adequar as necessidades específicas de cada beneficiário. A agenda é facilitada, caracterizada pelo atendimento com hora marcada, o que gera tempo de espera mínimo. O processo da pós-consulta se caracteriza por encaminhamentos e orientações técnicas, com os agendamentos dos serviços necessários sendo feitos no mesmo local e instante, facilitando e agilizando os procedimentos para o beneficiário.

“Nunca me senti tão bem acolhido em minhas demandas de saúde”

“Acolhimento” é a expressão que salta aos olhos sempre que, por razões de saúde (obviamente), preciso recorrer aos serviços prestados pelo Fátima Saúde no Centro Integrado, instalado junto ao prédio do Complexo de Saúde Del Mese, na Avenida Júlio de Castilhos, centro de Caxias do Sul. Ao longo de 53 anos de idade e de experiências de vida duradouras em diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul (em especial minha Ijuí natal e a Santa Maria na qual me formei e iniciei minha carreira jornalística), diversos foram os planos de saúde aos quais me vi vinculado, nunca por opção própria, sempre dependente dos pais ou, na idade adulta, agregado aos contratos de trabalho com as empresas jornalísticas com as quais estabeleci vínculo.

Meus níveis de satisfação sempre variaram, em relação a cada um deles, como quando se está em uma gangorra: aspectos negativos deslustrando os positivos, e vice-versa, normalmente sem constância. Esse quadro mudou radicalmente a partir do momento em que a empresa RBS em Caxias do Sul, no ano de 2017, migrou para o Fátima Saúde, colocando todos seus funcionários e dependentes sob a guarda dessa operadora.
Minha esposa trabalhava lá e passamos, ambos, a nos ambientar ao modelo de atendimento integrado e universal que era (e é) praticado, de forma revolucionária e sintonizada com o que há de mais moderno em termos de atendimento à saúde no mundo. Minha vida mudou a partir dali.

Devido a algumas doenças crônicas que venho colecionando ao longo de minha existência humana, precisei começar de imediato a frequentar o Centro Integrado Fátima Saúde, e a perceber que ali havia algo diferente, e diferente para melhor e superior a tudo aquilo que até então eu conhecia em termos de empresa gestora de plano de saúde. Meu problema, ali, passou a ser acolhido por todos os funcionários, desde as pessoas do SAC, incluindo as recepcionistas e os médicos de referência, que passaram a conhecer minha história clínica de forma personalizada. A sensação de segurança e de tratamento individualizado proporciona um passo importante rumo ao bom termo dos tratamentos, e detecto isso na pele. Muito antes de firmar contrato por meio de minha empresa de jornalismo e marketing com o Fátima Saúde, o que se deu em fevereiro deste ano, eu já era (e sigo sendo) um beneficiário satisfeito. O encaminhamento aos especialistas e aos exames, a partir da consulta inicial com o médico de referência, me dá a segurança de estar sempre no caminho certo, além de poupar tempo e custos a mim e à operadora. O quadro de médicos à disposição do Plano, em todas as especialidades, bem como a possibilidade de cobertura e atendimento mesmo quando fora da área de abrangência, a partir dos convênios, oferece a segurança de que preciso, como ser humano e beneficiário.

Nunca fiquei sem resposta a uma demanda, sempre atendidas com presteza e agilidade. Até nesse período de exceção, causado pela pandemia do coronavírus, meu atendimento no setor de psicologia, normalmente feito presencialmente nas dependências do Centro Integrado, teve prosseguimento com a experiência das consultas online, em um esforço por parte da operadora em oferecer, da melhor forma possível, alternativas viáveis às demandas de seus beneficiários.

Sou um “case” de beneficiário satisfeito, ciente de que sim, sempre há aspectos a serem aprimorados, solucionados e criados, em um esforço constante em busca da excelência. Minhas sugestões e críticas têm espaço e voz nos canais de atendimento, que podem e devem ser utilizados por todos os beneficiários do Fátima Saúde. Dessa forma, construímos permanentemente um modelo de plano de saúde que preza pelo bem-estar de cada um de nós.

Marcos Fernando Kirst, jornalista e gestor da empresa Calíope, Comunicação, Marketing e Publicações.