A degeneração macular relacionada à idade (DMRI), a catarata e o glaucoma são alguns problemas oculares que atingem mais as mulheres do que os homens. O público feminino representa 65% dos casos de DMRI, 61% dos pacientes com glaucoma e catarata e 66% dos dos quadros de cegueira nos Estados Unidos.
Existem algumas teorias que explicam essa desigualdade: “Em média, as mulheres vivem mais e muitos problemas oculares são relacionados à idade. Algumas condições oculares, como o olho seco, são mais comuns em mulheres. Os fatores sociais e econômicos afetam o acesso das mulheres aos cuidados oculares, especialmente nos países em desenvolvimento”, afirma Virgílio Centurion, oftalmologista e diretor do Instituto de Moléstias Oculares (IMO).
Mas a boa notícia é que a perda de visão pode ser evitável em muitos casos. Confira abaixo cinco pontos para manter a sua saúde ocular em dia, listadas pelo especialista e cuide-se!
- Faça um exame oftalmológico aos 40 anos | “Os primeiros sinais de doença ou alterações na visão podem começar nesta idade. Um exame oftalmológico é uma oportunidade para examinar cuidadosamente o olho em busca de doenças e condições que podem não ter sintomas nos estágios iniciais”, recomenda.
- Conheça a história da sua família | Certas doenças oculares podem ser herdadas. “Se você tem um parente próximo com degeneração macular, você tem uma chance de 50% de desenvolver esta condição. Uma história familiar de glaucoma aumenta o risco de glaucoma de quatro a nove vezes. Converse com seus familiares sobre suas condições oftalmológicas. Isso pode ajudar o seu oftalmologista a avaliar os seus riscos de desenvolver doenças oculares”, orienta Meibal Junqueira, oftalmologista que também integra o corpo clínico do IMO.
- Coma alimentos saudáveis | Uma dieta com pouca gordura e rica em frutas, vegetais e grãos beneficia todo o corpo, incluindo a visão. “As opções de alimentos saudáveis para os olhos incluem frutas cítricas, óleos vegetais, nozes, grãos integrais, vegetais de folhas verdes escuras e peixes de água fria”, ensina a médica.
- Pare de fumar | O tabagismo aumenta o risco de doenças oculares, como catarata e degeneração macular relacionada à idade. “Fumar também aumenta o risco de doenças cardiovasculares, que podem influenciar indiretamente a saúde dos olhos. A fumaça do tabaco, incluindo o fumo passivo, também piora o olho seco”, destaca Centurion.
- Use óculos de sol | “A exposição à luz UV aumenta o risco de doenças oculares, incluindo cataratas, pterígios e câncer. Sempre use óculos de sol com 100% de proteção UV e um chapéu enquanto estiver ao ar livre”, destaca Meibal.
Fonte: Pense Leve

Fátima Saúde
O Fátima Saúde é uma das mais sólidas operadoras de gestão da saúde do sul do Brasil, com uma filosofia única no mercado de saúde da Serra Gaúcha. Atua desde 1988 na criação de soluções para a gestão integral da saúde, com plano de saúde, medicina do trabalho e uma gama de serviços modernos e inovadores, sempre com as pessoas no centro do cuidado.
Artigos Relacionados
6 de abril de 2020
Coronavírus: um relato diretamente da Espanha
A convite do Fátima Saúde, a jornalista e publicitária caxiense Thaís Helena Baldasso,…
19 de março de 2020
Fátima Saúde confirma parcerias para a vacinação contra a gripe
A vacina tetravalente contra a influenza já está disponível para beneficiários Fátima…
18 de março de 2020
Fátima Saúde desenvolve estratégias para atenuar impacto do Coronavírus
O Fátima Saúde tem em seu DNA o foco no cuidado com as pessoas e na preservação da…