Mais uma vez outubro chega para nos lembrar da importância da prevenção em relação à saúde feminina. O mês – conhecido pelo movimento “Outubro Rosa” – visa conscientizar as mulheres a respeito do câncer de mama, doença mais frequente entre o público feminino. Apesar de sua gravidade, o problema é totalmente tratável, desde que seja identificado com antecedência.

 

outubrorosa

 

Se conhecer é fundamental

As mulheres estão inseridas em uma sociedade na qual o conhecimento sobre o próprio corpo é tratado, muitas vezes, como um tabu. Este é outro aspecto que dá força ao Outubro Rosa: ele preza que tocar as mamas regularmente e se conhecer é fundamental para a manutenção da boa saúde, visto que é através desta medida que um nódulo pode ser diagnosticado e, se necessário, tratado.

É essencial ressaltar que as mulheres jamais deixem de fazer a mamografia: principal exame preventivo, capaz de detectar o câncer em seu estágio inicial, quando apresenta apenas 1cm. Este método também garante que as chances de cura sejam de 95%. O ideal é que a primeira mamografia seja realizada aos 35 anos. Com 40 anos, a mulher deve fazer o exame a cada dois anos, e aos 50 é fundamental a consulta anual.

Além de manter a saúde, prevenir o câncer de mama é um ato de amor ao corpo. Aproveite as iniciativas do Outubro Rosa – palestras, eventos e ações – para compreender que a necessidade de autoconhecimento e prevenção é um dever a ser realizado todos os dias.