Todos já devem saber quais os perigos de se expor ao sol sem proteção. Também é difícil encontrar alguém que não tenha um protetor solar em casa ou na bolsa, ou que não saiba que das 10h às 16h os raios solares são mais fortes, e devem ser evitados quando possível. Entretanto, não se pode negar que acidentes acontecem, e queimaduras podem aparecer, principalmente agora que o verão está chegando.

Caso tenha esquecido de proteger sua pele, veja quais medidas você pode tomar para amenizar suas queimaduras:

 

  • Refresque a pele com uma ducha fria ou com uma esponja embebida em água morna. Beba bastante água e evite bebidas alcoólicas, para evitar que seu corpo fique mais desidratado;
  • Se sua queimadura for leve, aplique cremes e loções hidratantes. As fórmulas com aloe vera ou calamina acalmam a pele e aliviam a coceira ou o desconforto;
  • O uso de analgésicos podem aliviar a dor. O paracetamol tem a função de baixar possíveis febres, enquanto o ibuprofeno também tem a capacidade de diminuir a inflamação.

Insolacao-Solar-o-que-Fazer

 

Já as queimaduras graves se caracterizam por dor extrema, bolhas na pele, dor de cabeça, febre, fadiga e náuseas. Nestes casos, se os cuidados básicos não amenizarem os sintomas em até dois dias, um médico deve ser procurado.

Não esqueça que todos estes problemas são fáceis de ser evitados: Não se exponha ao sol sem protetor solar, óculos escuros e chapéus ou bonés. Redobre estes cuidados caso esteja próximo à água ou à areia, que são superfícies reflexivas e aumentam os riscos de insolação.

Não deixe que algo tão lindo quanto o sol te faça algum mal. Previna-se!