Reabilitação por meio de games

0

O avanço cada vez mais rápido da tecnologia tem causado grande receio entre as pessoas, que temem que a vida real seja tomada pelo âmbito virtual. Entretanto, assim como em todos os outros aspectos que norteiam nosso cotidiano, isto também tem seu lado positivo.

O crescimento da realidade virtual faz com que os videogames se tornem cada vez mais interativos, como no caso do Nintendo Wii. Isso não beneficia apenas aqueles que adoram jogos, mas também as pessoas que possuem algum tipo de lesão cerebral. Nestes games, os movimentos corporais são transformados em informações para o sistema, que reproduz os gestos do jogador no mundo virtual.

Esta tecnologia é usada na saúde e se chama Wii Rehabilitation, e tem sido utilizada em pessoas com alguma lesão que tenha interferido em seus movimentos, já que une diversão e reabilitação. Nos games, o paciente é estimulado a acertar os movimentos propostos para alcançar uma pontuação. Neste processo, são trabalhadas a agilidade, coordenação motora, força muscular e equilíbrio, o que acarreta na facilitação para realizar tarefas rotineiras, como caminhar ou subir e descer escadas.

 

24195923

 

O tratamento com videogames teve início com o crescimento da Wii Rehabilitation no Canadá, onde pacientes com sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), Parkinson e TRM (Trauma Raqui-Medular) utilizaram a prática dos jogos para que os movimentos fossem normalizados ou aprimorados. Esta terapia é aplicada no Brasil há alguns anos, e inicialmente era usada apenas em atendimentos ambulatoriais.

Muitos estudos feitos por revistas científicas apontam que o uso do videogame Wii como recurso para reabilitação tem apresentado resultados positivos aos pacientes. Uma pesquisa realizada em 2008 pela revista americana Psycal Therapy traz a história de um menino com alterações motoras que melhorou seu equilíbrio e mobilidade após 11 sessões de treinamento com jogos que incluíam boxe, tênis, boliche e golfe.

Diante desta tecnologia, espera-se que a Wii Rehabilitation alcance ainda mais abrangência na área da saúde. Desta forma, ainda mais pacientes com alguma sequela que tenha interferido em seus movimentos poderão ter de volta suas rotinas normais por meio de um tratamento que também estimula a diversão, eliminando a tensão comum nos processos de recuperação.

 

Compartilhe!

Sobre o Autor

O Fátima Saúde é uma das mais sólidas operadoras de gestão da saúde do sul do Brasil, com uma filosofia única no mercado de saúde da Serra Gaúcha. Atua desde 1988 na criação de soluções para a gestão integral da saúde, com plano de saúde e serviços modernos e inovadores.

Deixe uma resposta