Aproximadamente um terço da população brasileira apresenta algum tipo de alergia, seja respiratória (asma alérgica, rinoconjuntivites, sinusites) ou de pele (dermatites atópicas, dermatites de contato, etc). E mais: 80% das pessoas apresentam sensibilizações a alérgenos inalados do ar, que, frequentemente, estão dentro da própria casa. Esse cenário é potencializado em estações frias, já que os ambientes ficam mais fechados, com menor ventilação e com tapetes, almofadas e objetos que acumulam poeira. Para amenizar os sintomas, Alexandra Sayuri Watanabe, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) recomenda aparelho umidificador nos dias muitos secos. “Caso contrário, ele pode aumentar a proliferação de mofo no ambiente. Ingerir maior quantidade de água e fazer lavagem nasal com soro fisiológico para também hidratar a mucosa nasal são ótimas alternativas”, alerta. Confira abaixo as dicas listadas pela especialista para afastar os alérgenos.

 

Young woman with cold

 

 

  1. Fique atento a limpeza | Evite usar vassoura ou espanadores de pó, para que o ácaro não fique em suspensão na casa. Caso observe paredes úmidas ou presença de mofo dentro de armários, faça a remoção com pano úmido embebido em água misturada com vinagre branco. E afaste, pelo menos, cinco centímetros os móveis das paredes úmidas.
  1. Elimine o pó | Os ácaros estão presentes em colchões, travesseiros, sofás de tecido, tapetes, além de cortinas e objetos que acumulam pó, como brinquedos, livros e bichinhos de pelúcia que ficam expostos, sem proteção nas prateleiras. Remova o máximo desses objetos.
  1. Faça substituições | As roupas de cama devem ser lavadas semanalmente. Prefira tecidos mais leves nas cortinas, que possam ser retirados com facilidade para lavagem. Opte por edredons em vez de cobertores de pelos.
  1. Higienize com água | A lavagem com água é sempre melhor nestes casos, ao invés da lavagem a seco ou mesmo somente exposição dos objetos ao sol. A água retira o ácaro do tecido, já o sol somente mata o ácaro, mas mantém o esqueleto dele e as fezes no local.
  1. Previna-se | Lave, antecipadamente, casacos e roupas de inverno, pois acumulam muitos ácaros pela falta de utilização durante o ano.

(Fonte: Pense Leve)