Semana Mundial do Aleitamento Materno: informação e amor

0

Nesta semana, o mundo inteiro promoveu atividades decorrentes da Semana Mundial de Aleitamento Materno, a SMAM. Criada em 1948 pela Organização Mundial de Saúde, a SMAM é conhecida por realizar palestras e produzir mais materiais para conscientizar as mães de que a amamentação é uma das práticas fundamentais para que os bebês se cresçam e se desenvolvam de forma saudável. De acordo com a OMS, o recomendável que a criança desfrute do aleitamento materno por aproximadamente dois anos.

O leite materno é especialmente adequado para a criança, já que contém – na quantidade ideal – todas as substâncias necessárias para essa fase da vida, como água, proteína e gordura. A perfeita adequação deste alimento reflete também na digestão, cujo procedimento se torna mais fácil com a amamentação.

Além de todos os benefícios relacionados à nutrição do bebê, o aleitamento materno também é ideal para que a criança fique protegida contra bactérias, infecções, doenças e demais problemas, como icterícia. A saúde emocional do bebê também é beneficiada, uma vez que a amamentação não apenas faz com que a criança se sinta amada, mas também contribui para seu desenvolvimento psicomotor, mental, emocional e social.

Além de ser essencial para a vida do bebê, o aleitamento é uma fase que traz benefícios até para as mães, entre eles:

  • Redução do sangramento pós-parto;
  • Redução do risco de câncer mamário e ovariano, e de depressão pós-parto;
  • Preservação das reservas de ferro;
  • Rapidez na recuperação física após o parto;
  • Estímulo à relação afetiva entre a mãe e o bebê;
  • Recuperação mais rápida do peso normal;
  • Economia e praticidade.

 

 

Compartilhe!

Sobre o Autor

O Fátima Saúde é uma das mais sólidas operadoras de gestão da saúde do sul do Brasil, com uma filosofia única no mercado de saúde da Serra Gaúcha. Atua desde 1988 na criação de soluções para a gestão integral da saúde, com plano de saúde e serviços modernos e inovadores.

Deixe uma resposta