Semana Nacional da Doação de Órgãos: compartilhe vida!

0

Ao longo da vida, nos deparamos com inúmeras oportunidades de ajudar outras pessoas. Pode ser através de pequenos atos, como prestar um favor importante, ou até salvar uma vida. Esta última opção é tão grandiosa que pode ser feita tanto na vida, quanto na morte, por meio de apenas um gesto: a doação de órgãos.

É com vista no poder desta atitude que nos encontramos na Semana Nacional da Doação de Órgãos. Apesar de simples, a doação é cercada por inúmeras dúvidas, e por este motivo, em todo o país são desenvolvidas campanhas com o objetivo de conscientizar a população e esclarecer o processo.

E por falar em interesse, é importante lembrar que aqueles que desejam ser doadores após a morte não precisam deixar declarações por escrito, basta apenas deixar claro aos familiares o desejo pelo ato de amor. Quando chegar o momento, todas as comprovações por escrito necessárias ficarão sob responsabilidade da família.

Entretanto, para ser um doador pós-morte, é preciso se enquadrar em alguns requisitos: o paciente deve ter falecido por morte encefálica. Dado o diagnóstico, os órgãos que podem ser doados são após a parada cardíaca são: córneas, rins e ossos; que devem ser retirados do corpo e encaminhado para doação rapidamente. Para o coração, pulmões, fígado e pâncreas, é fundamental que os órgãos sejam retirados antes da parada, e só se mantêm preservados fora do corpo por menos de 24h.

Para efetuar a doação ainda em vida, as restrições são nulas: basta o interessado ser saudável e concordar em ceder um rim ou medula óssea, bem como parte do fígado ou dos pulmões. Entretanto, é necessário ressaltar que doadores que desejam salvar a vida de não familiares devem adquirir uma autorização judicial.

Em suma, doar órgãos nada mais é do que compartilhar um pedaço de vida. Saiba mais sobre a doação de órgãos aqui.

 

Compartilhe!

Sobre o Autor

O Fátima Saúde é uma das mais sólidas operadoras de gestão da saúde do sul do Brasil, com uma filosofia única no mercado de saúde da Serra Gaúcha. Atua desde 1988 na criação de soluções para a gestão integral da saúde, com plano de saúde e serviços modernos e inovadores.

Deixe uma resposta