TOC: como diferenciar o transtorno de uma simples mania?

0

No Brasil, aproximadamente quatro milhões de pessoas sofrem de Transtorno Obsessivo Compulsivo, o TOC. Esta doença se caracteriza pela presença de obsessões e/ou compulsões. As obsessões são impulsos ou pensamentos involuntários, que invadem a mente e causam ansiedade, desta forma, o indivíduo se sente obrigado a executar “rituais”, que podem ser atos físicos ou mentais, cujo objetivo é afastar ameaças, ou simplesmente aliviar um desconforto.

O TOC geralmente é confundido com simples manias, portanto, é necessário ser atencioso aos hábitos. De acordo com o psiquiatra Luiz Vicente Figueira de Mello, do Ambulatório de Transtornos de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo (IPQ), é considerado um transtorno quando a pessoa que apresenta sintomas que atrapalhem sua rotina. Caso os pensamentos e comportamentos repetitivos durem em média uma hora, é necessário procurar um especialista.

 

1jqqa5bqyyefv2tiqyadslgws

 

Veja alguns exemplos de manias que excedem a normalidade e podem ser diagnosticadas como TOC:

 

  • Lavar as mãos inúmeras vezes seguidas, mesmo quando não há necessidade. Ou ainda lavar também o sabonete e a torneira, com medo de bactérias.
  • Pisar sempre com o pé direito ao acordar ou entrar em um local. Se o pé esquerdo for usado por primeiro, geralmente a pessoa retorna, espera um tempo e repete a ação.
  • Verificar muitas vezes se a porta está realmente trancada.

Geralmente estes sintomas são causados por pensamentos repetitivos, nos quais a pessoa acha que se os rituais não forem executados, algo de ruim irá ocorrer. Quem se identifica com estas características – em qualquer nível de intensidade – deve procurar um psiquiatra, que fará o diagnóstico correto. Quem tem apenas manias, mas mesmo assim gostaria de se livrar delas, basta realizar acompanhamento psicológico. Já para quem realmente sofre com o transtorno, comumente os psiquiatras receitam medicações que diminuam a ansiedade ou recomendam que façam psicoterapia, para aprender a controlar os impulsos e viver melhor.

Compartilhe!

Sobre o Autor

O Fátima Saúde é uma das mais sólidas operadoras de gestão da saúde do sul do Brasil, com uma filosofia única no mercado de saúde da Serra Gaúcha. Atua desde 1988 na criação de soluções para a gestão integral da saúde, com plano de saúde e serviços modernos e inovadores.

Deixe uma resposta