Treinar no inverno proporciona menor desgaste físico

0

No inverno muitas pessoas cogitam desistir dos treinos. No entanto, o que a maioria delas não sabe é que essa época é excelente para investir na prática de atividades físicas! Isso porque as temperaturas mais baixas proporcionam um menor estresse metabólico, ou seja, reduzem o acúmulo de lactato – substância que ocasiona as dores musculares – no organismo, após a prática de exercícios de longa duração ou alta intensidade. De acordo com pesquisas de parâmetros metabólicos, levando em consideração a maratona realizada em Berlim, na Alemanha, o clima ideal para a prática de corridas, por exemplo, deve variar entre 9ºC a 11ºC.

No entanto, também é preciso ficar atenta a alguns cuidados especiais nessa estação, para garantir a eficiência e a funcionalidade dos exercícios físicos. Segundo Douglas Miranda, educador físico e personal trainer, de São Paulo (SP), é importante selecionar a roupa adequada, para afastar o frio sem exagerar na quantidade de agasalhos, uma vez que a temperatura corporal aumenta durante as atividades, e peças pesadas podem dificultar a sudorese, atrapalhando o rendimento dos treinos. Além disso, a hidratação não pode ser negligenciada, uma vez que a umidade relativa do ar fica mais baixa. “No tempo seco e frio o suor evapora antes de escorrer pelo corpo, por isso as pessoas não acreditam que estão desidratando, mas é preciso se reidratar”, orienta.

(Fonte: Pense Leve)Music is my personal motivation

Compartilhe!

Sobre o Autor

O Fátima Saúde é uma das mais sólidas operadoras de gestão da saúde do sul do Brasil, com uma filosofia única no mercado de saúde da Serra Gaúcha. Atua desde 1988 na criação de soluções para a gestão integral da saúde, com plano de saúde e serviços modernos e inovadores.

Deixe uma resposta