Você está realmente com fome?

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Engana-se quem acredita que a fome é uma necessidade exclusivamente física. Em tempos onde a ansiedade e a inquietação são características comuns a inúmeras pessoas, comer se tornou um hábito com intenções calmantes.

Esta “vontade de comer” é gerada por estímulos emocionais que nos incitam a nos alimentar para agravar algum quadro de ansiedade ou apenas para nos distrair, entreter ou acalmar. O apetite emocional é um dos temas abordados pela médica americana Michelle May em seu livro intitulado Eat What You Love, Love What You Love (“Coma o que você ama, ame o que você come).

 

comidosa

 

É importante ter consciência o óbvio: a nossa alimentação apresenta consequências diretas à nossa saúde. Por este motivo, é essencial que cultivemos hábitos saudáveis. Tanto o apetite físico, quanto o emocional, agem em nosso organismo, porém, nem sempre o segundo é saciado com responsabilidade.

Se alimentar quando a parte física de nosso corpo exige é benéfico para a saúde, uma vez que a saciedade acontece mais rápido. Além disso, as refeições tendem a ser mais saudáveis quando não estamos sob os efeitos da necessidade emocional.

Para evitar que o apetite emocional se torne um hábito recorrente em sua vida, prejudicando seu corpo, há três dicas essenciais:

  • Seja consciente: conecte sua mente ao corpo enquanto se alimenta. Não faça suas refeições distraída(o), mas sim tenha consciência de que você está nutrindo seu organismo e saiba como cada alimento afeta sua saúde.
  • Conheça seu corpo: é preciso aprender a distinguir a fome verdadeira da necessidade emocional. Em seu livro, Michelle compara nosso corpo a um carro: em uma viagem, não se para em todos os postos de gasolina encontrados no caminho. Pelo contrário: enchemos o tanque quando é realmente necessário. Assim deve ser nossa alimentação.
  • Há outras saídas: a fome emocional geralmente aparece a partir de uma crise de ansiedade ou de algum momento de inquietação ou tédio. Desta forma, deve-se pensar que comer não é a única ocupação disponível para que você se acalme. Nestes casos, procure fazer alguma atividade que te distraia e te dê prazer, como caminhar, ler ou ouvir música.

 

 

 

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Sobre o Autor

O Fátima Saúde é uma das mais sólidas operadoras de gestão da saúde do sul do Brasil, com uma filosofia única no mercado de saúde da Serra Gaúcha. Atua desde 1988 na criação de soluções para a gestão integral da saúde, com plano de saúde e serviços modernos e inovadores.

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